O que podemos considerar mais marcante da geração Z?
Em comparação às outras gerações, essa é considerada a mais criativa, mais engajada com causas sociais, e suas principais características são serem pessoas multitarefas, influentes, abertas a feedbacks e resilientes. Por último – por enquanto – temos a Geração Z, os primeiros nativos digitais.
Geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos hiperconectados, ágeis, individualistas, simples, tolerantes e ligados à diversidade. A geração Z expressa suas emoções em emojis e retrata suas críticas e ponderações da realidade com humor por meio de memes.
A geração Z nasceu e cresceu em um mundo de tecnologias digitais, por isso, são considerados nativos digitais, uma vez que a tecnologia sempre esteve presente em suas vidas e influencia inclusive, seu modo de aprender, socializar e lidar com o trabalho e o mundo.
Essa geração é mais comprometida com a ajuda do mundo. Preocupações com o futuro, o meio ambiente e os problemas sociais estão presentes na rotina desses jovens. Se sua organização compreender, valorizar e comprometer projetos voltados para causas sociais, certamente será bem vista e valorizada por jovens da geração Z.
A Geração Z busca manter a vida pessoal e profissional equilibrada. Como eu disse, não existem respostas concretas para uma discussão tão ampla e que diz respeito a tantas pessoas. Mas acredito que as condutas acima auxiliam muito e, por vezes, podem estar acima até mesmo de questões monetárias.
O QUE A GERAÇÃO Z PENSA SOBRE OS MAIS VELHOS? | CNN Tonight
O que os jovens de hoje valorizam?
A juventude na atualidade
Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.
Enquanto os profissionais da geração Z são criticados por colegas e chefes por serem “rebeldes”, se recusarem a seguir as exigências corporativas e apresentarem problemas de comportamento, esses jovens argumentam que possuem perspectivas e habilidades únicas que podem ser vistas como mais saudáveis, criativas e ...
A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, em um ecossistema naturalmente digital, o que faz com que tenham características particulares como velocidade na tomada de decisões, a busca constante por desafios e o equilíbrio entre qualidade de vida, saúde mental e trabalho.
Por fim, a Geração Z (1997-2010) se destaca pela forte conexão com tecnologia e informação. Eles priorizam um trabalho significativo, diversidade e inclusão, optando por empresas que compartilham seus valores e estão prontos para deixar aquelas que não o fazem.
A Geração Z busca mais do que um simples emprego; eles procuram oportunidades que ofereçam um propósito real e estejam alinhadas com seus valores pessoais, como sustentabilidade, diversidade e inclusão.
Também conhecidos como centenials, por terem vindo ao mundo em plena mudança de século — os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010 —, chegaram com um tablet e um smartphone debaixo do braço.
Uma pesquisa recente revela que cerca de 27% dos membros da Geração Z percebem a tecnologia e as redes sociais como fatores que afetam negativamente sua saúde mental. O uso constante de smartphones e a exposição frequente às redes sociais podem estar contribuindo para este cenário.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
Segundo o relatório, além de garantir uma promoção no trabalho, os principais interesses da geração Z são conseguir um emprego ou mudar de área (37%), ganhar dinheiro com projetos, consultorias e trabalhos “freelancers” (9,1%) e adquirir conhecimentos (5,8%).
Os alimentos que aumentam o consumo em casa pela geração Z incluem pratos étnicos, como pratos asiáticos e hispânicos. “Essa geração cresceu em um ambiente global com colegas de classe mais diversificados do que as gerações anteriores.
Se antes ter um alto salário e um cargo hierárquico eram sinônimos de sucesso, hoje, salário emocional, benefícios, crescimento individual e propósito entram na lista de prioridades para a GenZ, aqueles nascidos entre 1995 e 2010.
Nascida entre 1996 e 2010, esta geração é consciente de valores e é atraída por marcas autênticas. Eles são criativos, audaciosos e os criadores de muitas tendências no TikTok, Instagram e outras plataformas.
Quais os principais elementos visuais da Geração Z?
Cheia de brilho, natureza e asas coloridas, essa estética mantém as cores leves e abusa da luz natural e do brilho da imagem. Cogumelos, jardins, animais e orelhas pontudas fazem parte desse universo, e nele o sobrenatural se mistura com bosques e elementos mundanos.
A geração Z (abreviado gen-Z)(coloquialmente alcunhada em inglês de zoomers, centennials e/ou igeneration) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 até o início da década de 2010 (mais especificamente de 1997 a 2012).
Isso se deve ao fato de que, em suas curtas vidas, essas duas gerações suportaram convulsões políticas, ondas de violência – hoje em dia, qualquer um pode ser vítima de um tiroteio – e se sentem menos esperançosas quanto ao futuro – tanto do ponto de vista financeiro quanto no que diz respeito ao aquecimento global.
A GenZ também se preocupa com seu futuro, com as relações familiares e, mais do que tudo, em se divertir. E faz isso de uma forma nova, criando ecossistemas que aumentam o alcance de cada assunto.
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
Ser promovido e crescer na empresa pode ser uma das principais métricas de sucesso profissional – mas não para a geração Z. Pesquisas recentes mostram que os mais jovens não têm ambição de chegar ao topo, seja por falta de preparo, de confiança ou interesse. A nova tendência ficou conhecida como “quiet ambition”.