Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.
E mesmo aqueles que forem prescritos pelo nutrólogo ou nutricionista devem ser ingeridos em pequenas quantidades e intervalos variados durante o dia. Neste período, alimentos pastosos podem ser intercalados com os líquidos já previstos na dieta pós-bariátrica.
A partir dessa fase o paciente pode comer frutas, legumes, cereais integrais, leite e derivados, carne, peixe, ovo, massa, arroz, batata, cereais integrais e sementes em pequenas quantidades e de acordo com a sua tolerância.
Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica pode comer normal?
Após cerca de 30 a 45 dias, o paciente pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados, mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias.
Fase IV – Dieta Geral - A Partir do 1° mês da alta hospitalar. Características: introdução de alimentos sólidos abrandados pelo cozimento (macios – bem cozidos), pobres em gordura e sem açúcar.
Pode comer sim porem em quantidades menores e sempre com acompanhamento nutricional. Gosto sempre do exemplo: “posso comer doce ou refrigerante ou pizza todo dia? Não pode nem quando pesa 150kg – 110kg – 80kg ou 60kg” Mudança de atitude e nutricional é fundamental para um bom resultado a longo prazo.
Durante os primeiros 15 dias, e depois pode começar a dieta pastosa por aproximadamente mais 20 dias. Após esse período, o paciente pode voltar a ingerir alimentos sólidos aos poucos, no entanto, a alimentação só voltará ao normal depois de 3 meses.
Quantos quilos perdi no primeiro mês de cirurgia bariátrica?
A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica. No final do primeiro mês, regularmente os pacientes perdem cerca de 8% a 12% de seu peso total.
Os alimentos permitidos na dieta pastosa incluem cremes, purês de frutas, sopa de legumes e cereais com carne, peixe bem cozido e desfiado, ovo pochê, feijão liquidificado ou caldo de feijão, mingau, leite, café, arroz bem cozido, macarrão, carnes moídas ou desfiadas, iogurte, entre outros.
Nesta dieta da terceira semana após a cirurgia bariátrica, também chamada de dieta líquida completa, ou dieta da terceira fase, o paciente deve continuar se alimentando sempre utilizando copos de 50 ml, aqueles de cafezinho, descartável. Alimentos a serem acrescentados: O restante é mantido como nas fases anteriores.
Passados 15 dias, uma nova textura passa a fazer parte da alimentação do paciente e o ovo mexido é muito bem-vindo porque é um momento em que o paciente já deseja mastigar alimentos sólidos. Por ser macio, de fácil mastigação, deglutição e digestão, o ovo é uma ótima opção.
Após cerca de 30 a 45 dias após a cirurgia bariátrica, o indivíduo já poderá voltar a comer alimentos sólidos. No entanto, a ingestão deve ser em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias. Os líquidos só devem ser ingeridos entre uma refeição e outra, sendo importante beber pelo menos 2L de água por dia.
Neste primeiro momento podem ser oferecidos líquidos claros como: Chás (cores claras) Água de coco. Sucos naturais não ácidos, como melão, melancia e maçã
Pães, massas, arroz e cereais que possam ser transformados em purês, mingau de aveia, amido de milho, creme de arroz, etc. Leite, iogurte, vitamina, milkshake, achocolatados, queijos cottage e ricota amassados, pudim, flan, manjar. Bolacha de maisena, torrada, pão sem casca.
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete. A Dieta Pastosa tem uma duração um pouco maior e recomenda-se o período de 20 a 30 dias.
Quantos dias dura a dieta líquida após cirurgia bariátrica?
Dependendo da técnica utilizada para o procedimento, a dieta líquida após cirurgia bariátrica pode ser introduzida 24 horas após o procedimento. Essa dieta dura de 1 a 2 semanas, em média, mas pode variar de acordo com o tipo de tolerância que cada pessoa apresenta no pós-operatório.
O que acontece se não seguir a dieta pós bariátrica?
Além de aumentar as chances de complicações depois da cirurgia, não seguir a dieta pós-bariátrica pode fazer com que o quadro de obesidade continue mesmo depois do procedimento.
De 1 a 5 dias pós bariátrica: dieta líquida restrita – líquidos claros, sem resíduos. Ex: chás, água de coco, caldo coado de vegetais com frango ou peixe. De 6 a 15 dias pós bariátrica: dieta líquida completa – preparações liquidificadas e coadas.
O prato do paciente bariátrico deve priorizar proteínas, depois saladas, grãos/leguminosas e, posteriormente, carboidratos. A recomendação é que se utilize prato e talheres de sobremesa para servir essas porções. Um exemplo seria: uma colher de sopa de arroz, uma colher maior de salada e outra de carne.
O que fazer para acelerar a perda de peso após bariátrica?
Concentrar-se em alimentos ricos em proteínas e baixos em carboidratos simples pode ajudar a satisfazer a fome e estimular a perda de peso. Além disso, é fundamental evitar bebidas calóricas e priorizar a hidratação com água ou líquidos sem calorias.
Uma das dúvidas mais comuns após realizar a cirurgia é: quanto tempo depois da bariátrica posso comer churrasco? Isso porque após realizar o procedimento, o paciente passará por várias etapas até voltar a comer alimentos sólidos. Aliás, a dieta do paciente bariátrico deverá ser equilibrada pelo resto da vida.
Os alimentos ricos em cálcio que devem ser ingeridos após a cirurgia bariátrica são: o iogurte natural desnatado, os queijos brancos e ricota, pois eles são uma boa fonte de cálcio, têm menos gordura e ajudam você a manter o corpo saudável, leite desnatado, amêndoas, brócolis.