Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.
São projetados para projetar as edificações e, em parte, as pessoas que nelas estão. A sua função é levar a energia do raio com segurança para a terra.
Os DPSs são aparelhos capazes de proteger a rede elétrica e eletroeletrônica de variações de tensões e raios. Eles podem detectar anomalias na energia e desviar o pulso por meio do sistema de aterramento.
Além do protetor de pescoço, a proteção das mãos é fundamental. Uma ótima opção é o uso da camisa manga longa com encaixe de dedo, elas também são ótimas aliadas em dias de sol, protegendo suas mãos contra os Raios UV, mas também são importantes para prevenção de manchas e envelhecimento da pele.
Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.
Como PROTEGER 100% os Equipamentos da SUA CASA contra RAIOS
O que atrai raio dentro de casa?
No caso de uma casa, os canos metálicos de água, os fios da instalação elétrica e as ferragens das lajes e colunas irão conduzir parte da corrente do raio e ficarão também "carregados de eletricidade". Uma pessoa ou animal que esteja em contato ou até mesmo perto destas partes metálicas poderá tomar um choque violento.
Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos. Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.
Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
O para-raios é uma ferramenta destinada a dar proteção aos edifícios contra as descargas elétricas causadas pelos raios. Explicando de forma simples, trata-se de uma haste metálica que atrai os raios para si e depois conduz a corrente elétrica até um aterramento.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe. Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica.
Não faça manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada, pelo risco de choque elétrico. Em caso de raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros.
Raios que atingem uma casa, muitas vezes utilizam mais do que um caminho para a terra. Eles podem saltar através do ar a partir de um caminho condutor para outro. Por exemplo, um raio pode ser conduzido primeiro por linhas elétrica, depois saltar para tubulações de água ou outro percurso de menor resistência.
11 - Como saber se o raio caiu perto? A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor.
Não há qualquer risco em usar o celular durante os períodos de tempestade. Afinal, a utilização do dispositivo não faz com que você esteja mais propício a ser atingido por um raio. E não há nenhum outro tipo de interferência que o seu aparelho possa produzir e consequentemente lhe causar algo.
O engenheiro reforça a importância de se ter um sistema de para-raio abrangente, além do entorno do imóvel, pelo fato de que árvores e piscinas (assim como o mar) atraem raios.
Qual o melhor tipo de para-raio? O para-raio mais utilizado é o tipo Franklin, mas isso não significa que vai ser o melhor para o seu edifício. Cada edifício tem as suas particularidades, por isso é importante que tenha a avaliação e elaboração de um projeto feito por um engenheiro capacitado.
O para-raios é um equipamento de segurança que fornece um caminho adequado para uma descarga elétrica. Ele funciona devido ao princípio do poder das pontas, em que as cargas elétricas se acumulam em nas pontas, atraindo os raios para que assim sejam conduzidos até o solo.
Qual o lugar mais seguro para se proteger dos raios?
Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou ...
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
Evite ficar em locais descampados e descobertos; • As casas, edifícios, galpões, carros, ônibus e trens são locais seguros; • Dentro de uma edificação, procure ficar afastado (no mínimo um metro) de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos; • Evite tomar banho em chuveiro elétrico e operar aparelhos ...
O que fazer se um raio estiver prestes a me atingir?
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!