Qual a diferença entre função e função ou no Excel?
Já alguma vez se questionou sobre qual é a diferença entre fórmula e uma função? Preparei este artigo para lhe explicar qual a diferença e vai ver que é muito simples! Na verdade, uma função é apenas uma das componentes de uma fórmula! Uma fórmula no Excel tem como objetivo efetuar cálculos com dados.
A função =Ou é uma função que trabalha com os valores VERDADEIRO e FALSO, por isso é uma função lógica. Uma expressão construída com =Ou será considerada verdadeira quando pelo menos 1 das suas partes for verdadeira. Ela, portanto, somente será Falsa se nenhuma das partes forem verdadeira.
Usando a função OU como argumento teste_lógico da função SE, você pode testar várias condições diferentes em vez de apenas uma. Obrigatório. A primeira condição que você deseja testar que pode ser avaliada como VERDADEIRO ou FALSO.
A Função OU funciona da seguinte maneira: vai retornar VERDADEIRO SE AO MENOS UM o argumento for verdadeiro. Ou seja, seu resultado só será falso de TODOS forem falsos. Vamos exemplificar de forma prática, pois fica muito melhor para compreendermos.
Com ele, é possível realizar cálculos matemáticos de forma automatizada, gerenciar a contabilidade de uma empresa, fazer relatórios, organizar dados em tabelas e até mesmo gerar recibos e notas fiscais.
A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.
O operador de cálculo & (e comercial) permite a união de itens de texto sem precisar usar uma função. Por exemplo, =A1 & B1 retorna o mesmo valor que =CONCATENATE(A1,B1).
A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.
Um exemplo de relação de função pode ser expresso por uma lei de formação que relaciona: o preço a ser pago em função da quantidade de litros de combustível abastecidos. Considerando o preço da gasolina igual a R$ 2,50, temos a seguinte lei de formação: f(x) = 2,50*x, onde f(x): preço a pagar e x: quantidade de litros.
Na prática, para verificar se um gráfico é ou não função, basta traçar retas verticais ao longo do eixo horizontal (x). Se todas as retas interceptarem a função em apenas um ponto, então é função. Se alguma das retas interceptar o gráfico em menos de um ponto ou mais de um ponto, então não é função.
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
Se você clicou em SE, a caixa de diálogo Argumentos da função exibirá os argumentos da função SE. Para aninhar outra função, insira-a na caixa de argumento. Por exemplo, você pode inserir SOMA(G2:G5) na caixa Valor_se_verdadeiro da função SE. Insira os argumentos adicionais necessários para concluir a fórmula.
O sinal de diferente de "< >" no Excel pode ser um argumento muito importante, pois ao usar ele dentro de uma fórmula, o Excel retornará com as informações de Verdadeiro ou Falso. Também eles são usados como uma condição em casos de uso da função "SE, E e OU".
Quando precisamos adicionar mais condições na função SE, podemos fazer o uso das funções E, OU ou NÃO. A função E serve para verificar se as duas condições são verdadeiras. A função OU para verificar se uma das condições é verdadeira. E a função NÃO para reverter a condição, ou seja, para que não seja igual ao valor.
Na aula de hoje, você aprendeu como utilizar as funções CONT.SE, CONT. SES, SOMASE, SOMASES e MÉDIASE, as 5 funções do Excel mais usadas no mercado de trabalho. Vimos a diferença entre cada uma delas, quando e como utilizá-las de forma fácil e prática, compreendendo o conceito de intervalo e critério.
Qual é a diferença entre uma função e uma fórmula no Excel?
Uma fórmula sempre começa com um sinal de (=), que pode ser acompanhado por números, operadores matemáticos (como o sinal de mais ou menos), e funções, que realmente podem aumentar o poder de uma fórmula.