Qualquer metal irá desintegrar o seu microondas. Eles não devem ser colocados dentro de jeito nenhum. Os mais finos, como o papel alumínio, são ainda mais perigosos que os grossos.
O ferro, magnésio e selênio da cenoura, quando são aquecidos no micro-ondas, se transformam em metais provocando faíscas. Por último, temos aqui essas carnes processadas que possuem uma película ao seu redor. Quando aquecidos no micro-ondas, essa película pode causar uma grande pressão interna, gerando a explosão.
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.
10 COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE COLOCAR NO MICROONDAS !!
O que danifica o microondas?
1. Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. As duas últimas, são conhecidos por serem disruptores endócrinos, ou seja, substâncias que imitam os hormônios humanos.
Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.
Potes plásticos só podem ir ao micro-ondas se este item tiver a indicação do fabricante, senão ele pode derreter e até mesmo danificar seu aparelho. Já potes de sorvete, manteiga ou outros que você reutiliza em sua casa não devem ir ao micro-ondas, pois são finos e derretem mesmo em processos curtinhos.
O excessivo aquecimento em um determinado local, no prato giratório, pode fazer com que ele se quebre. - O uso de louça inapropriada pode quebrar o prato giratório. Seguir as instruções do fabricante. O uso incorreto pode resultar na quebra do prato.
Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.
Papel-alumínio, talheres e recipientes de metal não devem ser levados ao micro-ondas, pois podem causar incêndio. Mamadeiras fechadas também não podem ser aquecidas no aparelho.
Quando o aparelho não esquenta, o problema geralmente está relacionado com a placa eletrônica, o magnetron, o capacitador, o diodo de alta ou o transformador. Pois, quando uma dessas peças queimam ou não funcionam como deveriam, o microondas não esquenta.
Tendo em vista que, em sua composição não são produtos atóxicos como o 5 PP, por isso mesmo, acabam liberando substâncias prejudiciais para a saúde quando aquecidos. O ideal é evitar fazer uso de plásticos com numeração 3, 6 e 7 para armazenar a sua comida do dia a dia.
A água pode ser superaquecida no micro-ondas a ponto de explodir. Não há comprovação de que o micro-ondas destrua as propriedades nutricionais dos alimentos de forma mais acentuada do que na cocção elétrica ou a gás.
Qual tipo de material não pode colocar no microondas?
O que pode ir no micro-ondas? Tá liberado esquentar sua água pra fazer chá no micro-ondas, viu? Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!
"Embora as microondas esquentem rapidamente os alimentos, elas não são recomendadas para esquentar o leite servido nas mamadeiras dos bebês. A mamadeira pode parecer fria ao toque da mão, mas o liquido em seu interior pode ser extremamente quente e queimar a boca e também a garganta do bebê.
Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.
Esquentar a comida no forno micro-ondas é uma estratégia bastante prática para quem está com pressa e precisa requentar ou descongelar algo que já estava pronto. A boa notícia é que usar o micro-ondas é completamente seguro para a saúde, desde que o alimento esteja em um recipiente adequado, preferencialmente de vidro.
Pode colocar prato de vidro dentro do micro-ondas?
Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos.
O metal reflete as ondas de micro-ondas, o que pode causar faíscas e incêndios. Nunca coloque objetos metálicos, como panelas, talheres, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico, em seu interior. O isopor pode derreter no micro-ondas, liberando substâncias químicas nocivas.
Não se coloca alumínio ou qualquer outro metal no micro-ondas. O mesmo vale para lanches ou refeições embaladas em papel alumínio e louças com detalhes metálicos. Isso pode causar um incêndio ou até uma explosão. Por ser uma máquina de calor, o micro-ondas derrete facilmente qualquer plástico.
Soa como um cortador de grama – se o seu aparelho está emitindo sons altos e e ruídos barulhentos, parecendo um cortador de grama, há provavelmente alguns problemas graves que justifiquem a sua substituição.
Alguns materiais, como alumínio, metal e plástico não próprio para microondas, podem causar faíscas e incêndios quando aquecidos no aparelho. Além disso, recipientes com tampa hermética podem explodir no microondas devido à pressão interna causada pelo aquecimento dos alimentos.