A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
Um aspecto importante na escolha entre um óleo 5w30 e um 15w40 é o impacto ambiental. Óleos com menor viscosidade, como o 5w30, geralmente oferecem maior eficiência de combustível, resultando em menos emissões de gases poluentes. Isso não apenas protege o ambiente mas também reduz o custo com combustível a longo prazo.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
Qual é o correto 5W30 ou 5W40 no Fluence?Dicas de compra correta e qual óleo recomendo
O que acontece se colocar óleo 15W40 no motor?
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50. Por outro lado, há uma diferença no comportamento em quente.
A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Qual o preço médio de oleo 15w40? O preço médio de oleo 15w40 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo 15w40 por valores entre R$ 30,35 e R$ 123,86.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Lubrificante mineral multiviscoso SAE 20W50 para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural e flex de veículos nacionais ou importados multiválvulas de injeção eletrônica e anteriores.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Um óleo com número SAE W baixo terá maior fluidez, com o qual será melhor o arranque a frio e menor o desgaste do motor. O segundo número faz referência à viscosidade a quente (medida a 100ºC). Quanto maior for o grau SAE, maior a viscosidade e maior a espessura da película brilhante.
Recomendado para a lubrificação de motores a quatro tempos de alto desempenho, turbinado ou aspirado a gasolina, etanol ou GNV. Garante o desempenho e a proteção contra o desgaste do motor nas condições adversas de operação do trânsito cotidiano das grandes cidades.
Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor. Isso é importante, pois os óleos de motor ficam mais espessos naturalmente à medida que esfriam, e ficam mais finos quando se aquecem.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos.
Ajuda a manter a limpeza total de seu motor, prevenindo o acúmulo de vernizes, depósitos e sedimentos nocivos, além de combater o desgaste e a corrosão, mesmo nas mais variadas condições de direção.
A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 depende de vários fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação, a manutenção adequada e a qualidade do óleo. Em geral, os fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros em condições normais de condução.
Ou seja, um 5W40 fluirá melhor que um 15W40 quando o carro estiver frio e um 5W20 fluirá mais facilmente que um 5W30 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.