A origem do termo candango Com o tempo, a palavra passou a ser utilizada, também de forma pejorativa, para nomear o mestiço do índio e do negro, o cafuzo. Euclides da Cunha utilizava a palavra para descrever o sertanejo de aparência triste e cansada.
2 gír , p us Tipo desprezível, vicioso; mequetrefe. 3 Trabalhador braçal vindo de fora da região. 4 Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília: “[…]
[Antigo, Depreciativo] Designação dada pelos africanos aos portugueses.
[Brasil] Relativo a ou operário que trabalhou na construção de Brasília, capital do Brasil (ex.: o livro traça o perfil de vários trabalhadores candangos; meu tio foi candango).
Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...
Havia alojamentos de engenheiros, encarregados e mestres-de-obras, operários solteiros e operários casados. Por exemplo, para o trabalho de desbravar a terra, cortando mato com enxada, trabalho que, normalmente, não se exigia experiência, o alojamento designado era um galpão comunitário.
Calangos (nome popular e genérico dado no Brasil) são lagartos pequenos, que fazem parte da família Lacertidae (família de répteis escamados). Principais características - São lagartos de pequeno porte.
O que aconteceu com os candangos após a construção de Brasília?
Em 21 de abril de 1988, a Vila Planalto – que é remanescente dos acampamentos operários da construção da capital do Brasil – foi tombada Patrimônio Histórico do Distrito Federal. Apesar do tombamento, passados 35 anos, até hoje a história dos candangos da Vila Planalto é silenciada na história oficial de Brasília.
Como era a vida dos candangos na construção de Brasília?
Havia alojamentos de engenheiros, encarregados e mestres-de-obras, peões solteiros e peões casados. Os alojamentos dos peões de obra eram precários, sem qualquer privacidade: as camas eram feitas pelos marceneiros com colchões de capim, que geralmente estavam infestados de percevejos.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Quem eram os candangos como eram as condições de vida e de trabalho?
De acordo com o censo daquele ano, esses 256 primeiros migrantes procediam, na maioria, do Norte e do Nordeste do país. Eram os primeiros “candangos”, como ficaram conhecidos aqueles trabalhadores pioneiros, que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e novas oportunidades.
A rotina de trabalho dos candangos pioneiros, especificamente dos operários, era intensa. Os operários trabalhavam nas obras das 6 horas da manhã até o meio-dia, faziam um intervalo de uma hora e depois iniciavam novo turno até às 18 horas.
Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.
De acordo com o historiador, os candangos também são considerados pioneiros – pessoas que chegaram à capital, antes ou pouco tempo depois da inauguração. "O primeiro termo é atribuído ao homem da obra, o trabalhador braçal.
É uma espécie endêmica no Nordeste do Brasil, encontrada na Caatinga. Geralmente encontrada no estado do Ceará. Conhecido como calango-coral ou calango-liso é uma espécie rara, endêmica do Brasil, geralmente encontrada no Nordeste do país. Pode medir cerca de 30 centímetros de comprimento.
Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.
Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).
Qual a importância dos candangos para a história do Brasil?
“Candango era uma expressão pejorativa. Ela foi resgatada da época dos escravos, ainda, e significa alguém de menor valor. Então os candangos eram todos os que faziam trabalho braçal, que era o trabalho da obra, mesmo. Inclusive tinha eleição dos 10 mais candangos da cidade, que eram os mais mal vestidos.
“Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital. No começo, os candangos eram os nordestinos que cuidavam da mão-de-obra braçal na maior parte das vezes, e o termo era visto como forma pejorativa.
Pouco mais de um ano depois, em 30 de novembro de 1959, nasceria a primeira cidade planejada do DF, o Cruzeiro, projeto de Lucio Costa. As casinhas brancas geminadas iriam abrigar os funcionários públicos cariocas que trocaram o mar pela morada própria.