A língua de sinais americana ou a língua de sinais estadunidense (em Portugal: língua gestual americana; LSA, nome original: American Sign Language, ASL) é a língua de sinais dominante, através da qual a comunidade surda nos Estados Unidos da América, nos lugares de expressão anglófona do Canadá, e algumas partes do ...
LIBRAS#INGLÊS#ASL#EMPATIA#EMPATY# O que significa? é bom ou ruim? Vamos descobrir?
Quando surgiu a ASL?
A Língua Brasileira de Sinais começou a ser institucionalizada no Brasil com a abertura do atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857. A organização partiu do francês Ernest Huet, um professor surdo que veio ao Brasil convidado pelo imperador Dom Pedro II.
A Língua de Sinais Americana também é popularmente conhecida como ASL. Um estudo da Universidade de Gallaudet mostrou que ela é a língua nativa de entre 500 mil a 2 milhões de pessoas.
A Língua Brasileira de Sinais – Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, oriunda das comunidades de pessoas surdas no Brasil, em 2002, pela Lei nº 10.436. Apesar disso, a Libras ainda não é considerada a segunda língua oficial do país. Nossa língua oficial, e única, é o Português.
A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é a língua utilizada na comunicação dos surdos no Brasil. Essa língua desenvolveu-se a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no século XIX, quando d. Pedro II convidou o francês Ernest Huet para ensinar surdos aqui.
Através de um convite do imperador Don Pedro II ao francês Ernest Huet, que trouxe a Língua de Sinais francesa e implantou a Língua Nacional de Sinais. A nossa Libras de hoje naquele tempo se chamava assim.
Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019).
No dia 26 de setembro, comemoramos o dia nacional dos surdos. Neste ano, a data se torna ainda mais especial porque a Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais - Libras como um meio legal de comunicação e expressão, completa 20 anos de publicação.
Desde a educação infantil, é obrigatório o ensino da Libras e também da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos, tal como previsto no art. 14, parágrafo 1°, inciso II.
Qual foi o presidente que criou a Lei da Libras no Brasil?
Neste ano foi sancionada a Lei 10.436 de 24 de abril, pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso (FHC). Essa foi uma grande vitória para a comunidade surda. A Lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio legal de comunicação em nosso país.
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Na verdade, a Libras é a sigla correspondente à Língua Brasileira de Sinais, e como o próprio nome sugere, foi desenvolvida para ser usada no Brasil. Nos Estados Unidos, é adotada a American Sign Language (ASL), que na tradução quer dizer Língua de Sinais Americana.
Sim, quem não é surdo é ouvinte. O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
As primeiras moedas de prata inglesas apareceram na segunda metade do século 8 e as notas começaram a circular depois do estabelecimento do Banco da Inglaterra, em 1694 – isso faz da libra esterlina a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo.