As orquestras são grupos de instrumentistas reunidos para tocar música – especialmente música clássica, mas há também algumas experiências modernas no cenário pop.
[ Música ] Conjunto de músicos e dos seus instrumentos que executa peças musicais, geralmente dirigido por um maestro (ex.: orquestra de cordas; orquestra de jazz; orquestra de sopros; orquestra filarmónica ).
Quando falamos de orquestra, estamos nos referindo àqueles instrumentos tradicionais da música de concerto – violinos, violoncelos, oboé, trompa, etc. Na linguagem coloquial, muitas vezes fala-se de orquestra e banda como se fossem a mesma coisa.
Orquestração é o estudo ou a prática de escrever música para orquestra ou, mais liberalmente, para qualquer grupo musical; ou a adaptação para orquestra de música originalmente escrita para outra instrumentação.
“Orquestra é um grupo de músicos e de instrumentos musicais de tipos diferentes. É dividida por naipes, que são grandes seções, compostas por instrumentos de cordas; de madeiras; de metais, como trompete, trombone, tuba; e instrumento de percussão.
Allegro ("alegre" em italiano) é um andamento musical leve e ligeiro, mais rápido que o allegretto e mais lento que o presto. Costuma ser de maior dificuldade técnica que andante ou adagio por ter caráter mais contínuo e rápido que estes citados.
Orquestração de processos é a coordenação de diferentes sistemas e plataformas para possibilitar a integração das ferramentas utilizadas por uma empresa – assim, o ecossistema fica coeso e a visibilidade ampliada.
Eles se dividem em: orquestra sinfônica, orquestra filarmônica e orquestra de câmara. Vamos expor os detalhes de cada uma a seguir. Os dois primeiros tipos se ressaltam e causam indagações, pois, atualmente, caso você vá assistir a uma e outra pode não notar diferença alguma, já que são realmente muito parecidas.
A orquestração de TI é a automação aplicada a todos os processos orientados por TI, integrando e programando tarefas automatizadas entre sistemas e serviços complexos. Estamos no meio de uma revolução tecnológica.
A origem da palavra vem do grego orkhéstra, um espaço físico do teatro grego para o coro e os dançarinos. Esse nome foi retomado com o surgimento das óperas modernas, uma tentativa de revitalização do teatro grego.
A composição costuma ter de 12 a 16 primeiros violinos, os segundos violinos são formados por 10 a 14 componentes. 6 a 8 contrabaixos, 8 a 12 violoncelos e 8 a 12 violas terminam de compor o grupo. Sopro: existem dois grupos, os de madeira e os de metal.
Os primórdios da orquestra podem ser situados por volta do início do século XVII, a partir dos consorts instrumentais do final da renascença, que executavam obras contrapontísticas oriundas do repertório vocal (muitas vezes transcrições ornamentadas) e música de dança. Giovanni Gabrielli (ca.