Qual a saudação dos judeus para desejar um bom ano?
“Shanah tovah u'metuka”.
Um ano bom e doce. É com esse desejo traduzido em forma de saudação que judeus do mundo inteiro deverão começar o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico, que acontecerá do pôr do sol do dia 15 até o do dia 17 de setembro de 2023.
É costume desejar "Shana Tova”, que significa “Ano Bom”, ir à sinagoga e ouvir o toque do Shofar e comer maçã com mel. Faz parte da tradição presentear amigos e familiares com coisas doces - uma forma de desejar que o ano que chega seja doce.
Rosh (em hebraico ראש, literalmente "cabeça"; como adjetivo: "superior", "principal") é o nome dado a um coordenador. O rosh é um cargo dentro do Judaísmo, não necessariamente exercido por um rabino.
Cumprimentos. É comum cumprimentar uns aos outros em Purim em hebraico com "Chag Purim Sameach", em iídiche com "Freilichin Purim" ou em ladino com "Purim Allegre" . A saudação hebraica traduz-se livremente como "Feliz feriado de Purim" e o iídiche e o ladino traduzem-se como "Feliz Purim".
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Na primeira noite, antes de iniciar a refeição, é tradição mergulhar uma maçã no mel. Por ser muitas vezes azeda, mergulhá-la no mel traz o desejo que a vida se transforme em algo doce. Os doces são algumas das iguarias mais simbólicas dessa comemoração.
Transliteração: Barukh ata Adonai Eloheinu melekh ha‑olam, bo're p'ri ha'gafen. Tradução: "Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que cria o fruto da videira".
Todas essas palavras traduzem a palavra Hebraico Bíblico rāqīaʿ ('רָקִ֫יעַ), usado por exemplo em Gênesis 1.6, onde é contrastado com shamayim (שָׁמַיִם), traduzido como "céu" em Gênesis 1.8.
Baruch Hashem é a principal expressão judaica de agradecimento e apreciação. Significa “Graças a D'us,” ou “Louvado seja ao Senhor”. As palavras Baruch Hashem aparecem na parashá dessa semana.
Purim é a festa judaica que celebra todo ano, em 14 de Adar, a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Hamã “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.” Este ano (2024) ela acontecerá do pôr do sol do dia 23 de março até o anoitecer do dia 24.
Purim significa sorteios. Esta animada festa que se aproxima ressalta no próprio nome o momento em que Haman, o algoz do povo judeu, sorteou uma data para exterminá-lo – 14 de Adar, de acordo com o calendário judaico.
A palavra Purim, no hebraico vem da raiz de Pur, que significa sorte. O inimigo do povo judeu lançou Pur para saber em que dia eles deveriam ser destruídos (13 de Adar), mas a mudança de sorte ocorreu e DEUS deu a estratégia de livramento para o povo com o contra decreto.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam.
"Shana Tova" é uma saudação hebraica usada durante o Grande Feriado de Rosh Hashaná - o Ano Novo Judaico. “Shana” significa “ano” e “Tova” significa “bom” ou “doce”, então a frase se traduz como “Bom (ou Doce) Ano”.
Na contagem judaica, ele irá comemorar a chegada do ano 5784. Com isso, o começo das celebrações, neste ano, coincidirá também com o Shabat, o dia sagrado de descanso semanal do judaísmo.