Nas diversas culturas e crenças espirituais, os usos das águas e suas representações são múltiplas; vão desde a simbologia do nascimento, renascimento e purificação das religiões cristãs até metáforas de forças de guerra, de proteção e rituais da morte.
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
A água, além de compor boa parte do planeta e do nosso corpo, garantindo a existência de vida, possui também inúmeras utilidades, estando presente em quase todas as atividades humanas que permitem o desenvolvimento de uma sociedade.
7 Sintomas de um ATAQUE ESPIRITUAL | Profeta Vinicius Iracet
Qual a mensagem da água?
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.
Fornece a vida. Segundo a Bíblia, onde existe água, há alegria, crescimento e fertilidade. Dois terços da terra são compostos de água. Jesus Cristo foi expressivo no seu ministério, quando em diversas passagens operou por meio no mar, nos rios e perto das praias, inclusive caminhou sobre as águas.
O elemento água corresponde aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes. A água representa a fluidez, a intuição e a emoção. As mulheres deste elemento são sensíveis, perceptivas e possuem uma forte conexão com as emoções, sejam as suas próprias ou as dos que as cercam.
A água é um recurso natural fundamental para a existência de todas as formas de vida: pessoas, animais e plantas. Ela é composta por dois elementos químicos: 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio (H2O). É uma substância incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem odor), e é um solvente universal.
Além do valor utilitarista e de sobrevivência da vida humana sobre a terra, a água apresenta um valor simbólico-religioso em todas as culturas, desde as mais antigas até as modernas, significando vida, purificação, inclusive no sentido moral.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
No cristianismo, a imersão na água simboliza o batismo, renascimento e libertação do pecado; a água benta protege o cristão dos espíritos do mal. No hinduísmo, as águas são sagradas: o rio Ganges é como se fosse o paraíso, para quem se banha nele ou tem suas cinzas espalhadas na superfície do rio.
Colocar água sobre a terra significa não só fecundá-la, mas também restituir-lhe seu sangue branco com o qual ela alimenta e propicia tudo que nasce e cresce em decorrência, dos pedidos e rituais a serem realizados. Deitar água (jogar ao chão) é iniciar e propiciar um novo ciclo.
Na Bíblia, a água nos fala das bênçãos de Deus, físicas e espirituais: ao derramar “água sobre a terra sedenta”, assim como ao derramar “o Espírito” sobre os descendentes de Jacó (Isaías 44, 3).
Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito.
A água viva é o evangelho de Jesus Cristo. “A fonte de águas vivas (…) era um símbolo do amor de Deus” (1 Néfi 11:25). A água viva pode nos proporcionar “vida eterna” (João 4:14; D&C 63:23).
A água coloca as turbinas em ação, gerando energia mecânica, e sai, terminando em um canal de descarga, através do qual é devolvida ao curso de água. Diretamente conectado à turbina está o gerador elétrico rotativo (alternador), que converte a energia mecânica recebida da turbina em energia elétrica.
A energia hidrelétrica é gerada através da transformação da força da água em energia elétrica. Para aproveitar esta potência, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas para extrair o máximo potencial deste recurso renovável, livre de emissões e natural.