Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
O que é o shabat? O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
RABINO RESPONDE - Rabino David Weitman fala sobre o Shabat
Como se responde a Shabat Shalom?
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, Criador do fruto da videira. Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos escolheu entre todos os povos e nos agraciou com Seus mandamentos. E Tu nos santificaste com Teus mandamentos e nos destes o Shabat, amado e agradável, como herança.
A palavra shalom tem vários significados na Bíblia, incluindo paz física, paz espiritual e completude ou perfeição. É um desejo sincero de bem-estar para todos e um convite para uma relação reconciliada com Deus. E por isso no canal Israel com a Aline sempre começamos com a saudação Shalom!
Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita, "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, após os seis dias da Criação.
- BARUCH Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos or- denaste acender a vela de Shabat e lom Tov. BARUCH Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fi- zeste chegar a esta época festiva.
O Shabat – chamado, ainda, de “sabá” ou “sabat” – vai, também, do pôr do sol das sextas-feiras até o pôr do sol do sábado. É um dia em que os judeus não apenas não trabalham, como também não devem dirigir, cozinhar ou usar equipamentos eletrônicos, por exemplo.
Além de seu significado imediato de saudação e desejo de paz, 'Hevenu Shalom Aleichem' também pode ser vista como uma expressão de um ideal mais amplo, refletindo a aspiração universal pela paz mundial.
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
No judaísmo, Shalom (paz) é um dos princípios fundamentais da Torá: "Seus caminhos são caminhos agradáveis e todos os seus caminhos são shalom (paz)"." O Talmude explica: "Toda a Torá é para o bem dos caminhos de shalom".