Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
No plano filosófico geral de Rousseau, a contradição homem/cidadão se dá através da contradição existente entre o homem e a sociedade. Para Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, ou seja, o homem através da história torna-se mau , com o objetivo de lesar o outro.
Rousseau foi um filósofo contratualista. A ideia de contrato social parte do pressuposto de que há um estado de natureza. O estado de natureza é um estado hipotético em que não há nenhum tipo de intervenção moral, política ou social. O fim do estado de natureza se dá com a formação de um contrato ou pacto social.
O contrato social é fundamentado em um pacto convencional, por meio do qual os cidadãos, em condições justas, abrem mão de seus direitos individuais e consentem com o poder de uma autoridade na qual depositam confiança. O Estado, resultante desse acordo tem o dever de proteger os cidadãos.
Rousseau, por outro lado, defende a democracia participativa, direta, afirmando que “Na verdade, as leis são as condições da associação civil. O povo submetido às leis deve ser o seu autor, só aos que se associam cabe reger as condições da sociedade” (Rousseau, 1995:99).
Contrato Social - Hobbes, Locke e Rousseau | FILOSOFIA
Qual era o conceito de estado para Rousseau?
Para Rousseau a construção do Estado requer a participação direta dos cidadãos. A participação ativa dos cidadãos resultará na expressão da vontade geral. É a vontade geral que, via pacto social, dará vida e união ao Estado. O Estado é um projeto de corpo político.
O homem começa a ter uma preocupação com a aparência. Na vida em sociedade, ser e parecer tornam-se duas coisas distintas. Por isso, para Rousseau, o caos teria vindo pela desigualdade, pela destruição da piedade natural e da justiça, tornando os homens maus, o que colocaria a sociedade em estado de guerra.
Rousseau nos diz no Discurso sobre a economia política que “o corpo político é também um ser moral, dotado de uma vontade; e essa vontade geral que tende sempre à conservação e ao bem-estar do todo e de cada parte” (ROUSSEAU, 1996, p. 25). 15 A primeira edição do Contrato Social é conhecida como Manuscrito de Genebra.
Desse modo, o objetivo da criação do Estado para Hobbes é preservar a vida, é deixar de viver sob o constante medo, para Locke é preservar a propriedade que já existe desde o estado de natureza, e para Rousseau é preservara liberdade civil.
O que Rousseau falava sobre a desigualdade social?
Portanto, para Rousseau, a desigualdade não é legítima do ponto de vista natural, já que houve uma alteração da alma e das paixões humanas, transformando a natureza humana.
Num excerto significativo desse opúsculo, Rousseau aponta para a causa fundamental da origem do mal: "é o abuso de nossas faculdades que nos torna infelizes e maus" (5) [grifo meu].
O ponto central do pensamento de Rousseau foi a oposição entre natureza e sociedade, constitutiva da condição humana, das leis da natureza, da aquiescência da busca de uma vida auto-suficiente, regulada e de uma moral natural, que visava satisfazer necessidades básicas entre o equilíbrio com o meio físico e com os seus ...
Rousseau era a favor da ideia de formação da sociedade através do “contrato social”. Segundo ele, os homens eram livres e bons, até que se uniram para formar sociedades e assim foram corrompidos e aprisionados pela propriedade privada.
Rousseau ao desenvolver suas pesquisas, destacou a importância do desenvolvimento infantil individual, ou seja, desenvolver a capacidade de maneira autônoma e racional. Em sua concepção ao constituir sua essência natural, caberia ao homem seguir e obedecer a instruções do crescimento natural do ser-humano.
Entretanto, para além das polêmicas, o pensamento de Rousseau foi um dos mais influentes para a geração de filósofos e cientistas sociais dos séculos XIX e XX que se propôs a refletir sobre os fundamentos da sociedade, bem como suas contradições, como a exploração, a violência e a desigualdade.
O primeiro grande ataque frontal contra o Iluminismo foi realizado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Rousseau possui uma merecida reputação de ser um bad boy da filosofia francesa do século XVIII. No contexto da cultural intelectual do Iluminismo, Rousseau foi uma importante voz discordante.
Ouça este artigo: A filosofia de Jean-Jacques Rousseau tem como essência a crença de que o Homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação.
A Democracia é uma forma de governo que, segundo Rousseau, seria possível somente no contexto ideal de um Estado pequeno no qual reinasse uma situação de igualdade e liberdade entre os cidadãos.
Rousseau foi um dos principais filósofos da Modernidade, talvez o principal do iluminismo francês, e um importante filósofo contratualista. Em 1724, Rousseau retorna a Genebra para viver com um tio. Em seu retorno, o filósofo passa a estudar desenho com o seu primo.
Na visão de Rousseau, não poderia haver transferência da liberdade, a não ser que aquele que a transfere faça parte, ainda que de uma pequena parcela, da soberania, para que tal direito possa ser transferido, em última instância, do indivíduo para ele mesmo, em seu duplo papel na esfera política, de cidadão e de parte ...
Quais são as principais características do pensamento político de Rousseau?
Rousseau traz à baila a ideia de Democracia, a qual segundo ele, trata-se de uma forma de governo legítima, em que a soberania da vontade geral é representada através da expressão e participação de todos os cidadãos (Rousseau, 1997).
A relação que se forma é do objeto inteiro visto pelo mesmo objeto inteiro, sem nenhuma divisão. Então a matéria que se estatui passa a ser geral, da mesma forma que é geral a vontade que a estatui. A este ato é o que se chama de Lei.
A ideia de democracia em Rousseau situa-se numa ação efetiva que conduza à sua concretização, onde os interesses arbitrários do indivíduo devem dar lugar à construção coletiva daquilo que permite que todos possam ser iguais.
O filósofo afirma ser a liberdade uma das formas pela quais o homem se distingue dos animais. Portanto, o indivíduo que renuncia a sua liberdade, renuncia conjuntamente, segundo Rousseau “a sua qualidade de homem”2.