Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso: A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
Ele aprendeu a andar, falar e rir. Aprendeu a trabalhar, ler e conviver com as pessoas. De fato, o modo como o Senhor “cresceu” está registrado em Lucas 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus?
O que a Bíblia fala sobre estatura?
e me fará andar sobre as minhas alturas. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas.
Muitos estudiosos e arqueólogos concordam agora que Jesus era provavelmente um homem de pele e olhos escuros – mais parecido com um “judeu do Oriente Médio” ou com um homem árabe.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé. Veja todos os passos da Via Sacra na Cidade Velha de Jerusalém. 1ª – Jesus é condenado.
Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34–37), na hora nona (três da tarde).
Por que João Batista é maior que Jesus? Como entender a passagem do Evangelho de São Mateus, em que Jesus diz: “Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele” (Mateus 11,11).
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
No entanto, se considerarmos a estimativa de que ele poderia ter nascido em torno de 4 a.C.: Jesus teria aproximadamente 2027 anos (2023 anos + aproximadamente 4 anos adicionais para compensar o início antes do ano 1 d.C.).
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Outro estudo feito em 2001 por antropologistas israelenses e britânicos chegou a uma conclusão parecida. Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
No resultado final, Cristo aparece com um rosto largo, olhos castanhos, uma espessa barba e a pele bronzeada. Estas características seriam provavelmente típicas dos judeus da região da Galileia, ao norte de Israel no Oriente Médio.
“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.
De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois. O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus.
Algumas tradições sugerem que Jesus poderia ter passado esse tempo estudando, possivelmente em Alexandria ou no Egito, ou se envolvendo em trabalhos de carpintaria com seu pai, José, em Nazaré; o que não seria incomum, tendo em vista que, naquela época, os filhos seguiam as profissões de seus pais.