As outras chamadas são referentes às vagas que não foram ocupadas nas universidades. As chamadas que acontecem após a chamada regular são para as pessoas que optaram por participar da lista de espera.
A instituição de ensino fará a convocação de acordo com as notas de aprovação, seguindo os integrantes da lista de espera, até todas as vagas restantes serem preenchidas. Por exemplo: vamos imaginar que um determinado curso tinha 50 vagas disponíveis. Na primeira chamada, serão convocados 50 estudantes.
A segunda chamada de prova é uma oportunidade para alunos que não puderam comparecer à prova na data original. É um recurso que permite aos estudantes realizar a avaliação em uma data alternativa, garantindo que não percam o ritmo dos estudos e tenham a chance de demonstrar seu conhecimento de forma justa.
Ou seja, a nota de corte da chamada regular (CR) informa quem foi selecionado e pode realizar a matrícula para os cursos para os quais foi selecionado, por tipo de modalidade de concorrência.
A segunda chamada é uma prova de qualquer disciplina em uma instituição de ensino aplicada depois da primeira prova em um dia e horário diferente e posterior à data e ao horário da primeira prova. Em geral, isto ocorre alguns dias depois da primeira prova.
Candidatos da segunda chamada devem se matricular até dia 11
Os candidatos precisam comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral; para a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Basta acessar a página dedicada ao Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). A partir de 9h, haverá um botão logo abaixo de “Resultado da chamada regular”.
§ 3º Facultar-se-á segunda chamada ao aluno que à primeira não tiver comparecido por doença impeditiva do trabalho escolar ou por motivo de luto em conseqüência de falecimento de parente próximo.
Pela lei, fica proibida a cobrança de taxa para realização de provas em segunda chamada, finais ou equivalentes, em casos de ausência por motivo de saúde, caso fortuito ou força maior, desde que comprovado, mediante apresentação de atestado médico e justificativa do fortuito ocorrido, pelo estudante.
Educação proíbe cobrança por prova em segunda chamada quando ausência for justificada. Projeto, que ainda será analisado pela CCJ da Câmara dos Deputados, muda a Lei da Mensalidade Escolar e se aplica a escolas e faculdades.
Atualmente, o Sisu conta com apenas uma chamada regular, a “chamada única Sisu”. No entanto, quem não for selecionado ainda tem a chance de conseguir uma vaga participando da lista de espera.
Para verificar o 'desfecho' da lista de espera, o candidato precisa acessar o site da universidade em que manifestou interesse. Ao contrário da chamada regular do Sisu, a lista de espera não é gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
A chamada pública tem como finalidade selecionar propostas de pesquisa aplicada da educação profissional e tecnológica voltadas para as demandas de inovação do setor produtivo e que contenham o conhecimento gerado nos institutos federais.
Isso significa que o candidato está dentro do número de vagas previsto para o concurso e tem maiores chances de ser chamado para a próxima etapa do processo seletivo.
Quem pode participar do Sisu 2024? Os candidatos que fizeram a última prova do Enem e tenham obtido nota superior a zero na redação estão aptos. Além disso, os candidatos treineiros (pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos) não podem participar do Sisu.
Esse é conhecido de todos. Não poderia faltar Medicina entre os cursos mais difíceis da faculdade. Afinal, a dificuldade começa ainda na tentativa de entrar na instituição de ensino. No vestibular de 2024 da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foram 70,59 candidatos por vaga oferecida.
A segunda chamada é a lista de candidatos convocados para a matrícula que não passaram na primeira seleção de aprovados, tanto em vestibular como em programas do Governo para bolsas ou financiamentos.
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Para isso, é preciso acessar a página http://www.sisu.mec.gov.br. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.
Quem entra no segundo semestre da faculdade perde o primeiro?
Quem entra na faculdade no segundo semestre não tem perda acadêmica alguma se comparado aos estudantes que ingressam no primeiro semestre. As turmas que começam as aulas no meio do ano funcionam de forma independente, então não há perda de conteúdo algum.