Despesas financeiras: Incluem os juros e encargos pagos em empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras. Despesas com seguros: Englobam os pagamentos de seguros contratados pela empresa, como seguro de responsabilidade civil, seguro de vida em grupo, seguro de bens, entre outros.
As despesas financeiras são todas aquelas contraídas por meio de empréstimos e financiamentos, ou pela propriedade de um passivo financeiro. A taxa de juros que se paga sobre uma dívida é um exemplo bastante comum desse conceito. As comissões também são úteis para se ilustrar este termo.
São os descontos financeiros concedidos a clientes, juros pagos a fornecedores, variações cambiais passivas e tarifas bancárias com manutenção de contas realizadas ocorridas no período.
DRE: Despesas Financeiras | MINI-AULA de Contabilidade [EP. 03] | com Alberto Amparo
Qual a diferença entre despesas operacionais e despesas financeiras?
É preciso reforçar, no entanto, que as despesas operacionais não representam todos os custos da empresa. Gastos financeiros, por exemplo, não entram nesse grupo e não deixam de ser valores com as quais o negócio precisa arcar. Os custos com produção também não entram aqui.
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.
A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando. E o que isso tudo tem a ver com entrada e saída de capital?
Quando o gasto deve ser classificado como despesa?
As despesas são gastos relacionados com a administração da empresa e o comercial. Essas duas áreas são essenciais para a empresa, mas não colaboram diretamente para gerar novos produtos, mercadorias ou serviços, ou seja, são gastos que não estão ligados diretamente ao objetivo final do negócio.
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Como funciona o método 50 30 20 na prática? A regra 50 30 20 serve para organizar o seu orçamento, dividindo ele em três partes: 50% para gastos fixos, 30% para variáveis e 20% destinado para reserva financeira, estimulando um consumo consciente.
Quais receitas e despesas pertencem ao exercício financeiro?
35. Pertencem ao exercício financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas. Receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, constituem elemento novo para o patrimônio público e aumentam-lhe o saldo financeiro.
Soma das despesas de juros referentes a todas as obrigações financeiras de uma empresa, sejam elas de curto ou longo prazo, descontando-se deste montante qualquer receita de juros que a empresa venha a ter com suas aplicações financeiras.
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Assim, pode-se dividir em fixas e variáveis, e, ainda, em operacionais, não operacionais e pré-operacionais. Como exemplos, é possível citar os dispêndios com aluguel, comissões, impostos, internet, marketing, telefone, salários e encargos.
A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.
A Despesa engloba tudo aquilo que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. O Gasto são os valores que a empresa desembolsa a fim de obter um produto ou serviço, ou que não previu no orçamento mas que precisa investir para continuar a produção.
Quais os tipos de custos e despesas? Os custos podem ser fixos ou variáveis e direto ou indireto. Já as despesas podem ser fixas ou variáveis ou regulares ou extraordinárias.
Considera-se receita financeira: os juros, o desconto, o lucro na operação de reporte e os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa, ganhos pelo contribuinte.
Podemos dizer que as despesas/receitas estão em caixa quando são efetivamente desembolsados no período. Assim, para o cálculo do fluxo de caixa livre é necessário analisar: Lucro líquido + depreciação – investimentos – aumento no capital de giro – juros pagos (ajustado pelo ganho com impostos).
A última dedução são os impostos gerados pela venda. Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento.
As despesas comerciais são todas aquelas relacionadas aos processos de vendas, incluindo despesas com marketing e publicidade, como comissões, salários, propagandas, seguros, entregas e fretes.
Receitas que não alteram a Dívida Líquida do Setor Público, uma vez que, quando realizadas, geram obrigação ou extinguem direito. São exemplos: emissão de títulos, contratação de operações de crédito e apropriação de juros ativos aos estoques da DLSP.