O que são essas “esferas”? São os campos das atividades humanas centrais que organizam as ações humanas em sociedade, por meio dos discursos e práticas. Mikhail Bakhtin, em “Os gêneros do discurso”, cita alguns exemplos de comunicação cultural mais complexa: comunicação artística, científica, sociopolítica.
As esferas discursivas, por meio de suas coerções, determinam o conteúdo temático de um gênero ao delimitar o seu campo de atuação na sociedade. Em cada uma das esferas da comunicação, são utilizados gêneros que correspondem às necessidades específicas dessa esfera.
Bakhtin (2010) define o conceito de esfera de atividade ou de circulação de discursos como o domínio de produção discursiva ou atividade humana em que os gêneros discursivos circulam.
Esferas de circulação são gêneros textuais e seus respectivos modos. Exemplo: Cotidiana - Albúm de família, músicas, bilhetes, convites, relatos de experiências e outros. Literatura: Autobiografia, letras de músicas, narrativas de ficção e outros.
O que são domínios discursivos ou esferas de atuação humana?
Os domínios discursivos, segundo Marcuschi (2000), designam uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Tais domínios não são categoricamente textos, nem discursos, todavia proporcionam condições para aparecimento de discursos bastante específicos.
ESFERAS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | Quais são as áreas de comunicação dentro das empresas
O que é domínio discursivo exemplos?
Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Cada um desses papéis está intimamente relacionado com as diferentes esferas de atividades humanas: familiar, acadêmico-científica, escolar, política, jornalística, jurídica, literária etc.
Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento.
São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.
As Esferas Sociais, denominadas como "campo" por Bourdieu e por "esferas", por Weber, são concebidas nessa obra como subdivisões da classe intelectual, formando suas frações de classe, tal como a esfera artística, a esfera científica, a esfera técnica, a esfera jurídica, a esfera religiosa, entre outras.
A esfera é um sólido geométrico classificado como corpo redondo devido à sua forma arredondada. Podemos defini-la como o conjunto de pontos no espaço que estão a uma mesma distância do seu centro. Essa distância é um elemento importante da esfera, conhecido como raio.
A esfera é um sólido geométrico estudado na geometria espacial, sendo classificada como um corpo redondo. Essa forma é bastante comum no dia a dia, como podemos vê-la na bola de futebol, nas pérolas, no globo terrestre, em alguns frutos, entre outros exemplos.
1 - Compreende-se a função administrativa como espécie do gênero Função Pública ou Função do Poder Público. O gênero divide-se em três espécies: função legislativa, função jurisdicional e função administrativa.
Dessa forma, os gêneros textuais são utilizados nas práticas sociais do dia a dia. Por meio deles, atingimos variados objetivos de comunicação verbal ou não verbal, escrita ou oral. Em sua estruturação, utilizamos os tipos textuais para narrar, descrever, ordenar ou pedir, informar ou defender nossas ideias.
Trata-se portanto do discurso de falas e textos construídos no momento da interação e criação no local, incluindo-se o processo de construção da emoção, atitudes, identidades, signos e outros aspectos da realidade organizacional (Jian, Schmisseur e Fairhurst, 2008).
Esses gêneros discursivos são nossos conhecidos e são reconhecidos tanto pela forma de composição dos textos a eles pertencentes como pelos temas e funções que viabilizam e o estilo de linguagem que permitem. Os textos pertencentes a um gênero é que possibilitam os discursos de um campo ou esfera social.
As esferas estruturais do sistema terrestre guardam a água, o gelo, os gases, o ar, as rochas, o solo, os sedimentos. São elas: hidrosfera, criosfera, atmosfera e litosfera.
Os gêneros do discurso são definidos por Bakhtin (2003) como “tipos relativamente estáveis de enunciados”, o meio através do qual se estabelece uma comunicação, ou seja, são situações típicas da comunicação social.
Qual a diferença entre gêneros do discurso e gêneros textuais?
Ou seja, a linguística textual se ocuparia das operações que regulam a ligação e a segmentação das proposições no texto, enquanto a análise dos discursos se ocuparia dos enunciados, a partir das regulações impostas pelas situações de interação, pelos lugares sociais, pelas línguas e pelos gêneros.
Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.
Dominar a linguagem é o caminho mais fácil e fértil para controlar a consciência e a percepção da realidade dos indivíduos. Ela é o recurso usado para influenciar, ser influenciado e facilitar o acesso às nossas mentes e corações.