A habilidade percepto-motora está relacionada ao reconhecimento e interpretação de estímulos sensoriais seguidos de uma resposta na forma de movimento.
O processamento visual permeia o reconhecimento de objetos, faces e expressões, a discriminação de cor, forma, tamanho, volume, texturas, percepção de movimento, localização, orientação no espaço… que embasam interpretações complexas.
Aulas de dança, de lutas e jogos de futebol com os amigos são ótimas sugestões para estimular o sistema proprioceptivo. Além disso, também são indicadas brincadeiras ativas como a dança da cadeira, esconde-esconde e pega-pega, por exemplo.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
O desenvolvimento perceptivo-motor é descrito pela capacidade que permite ao homem receber, organizar, integrar e aprender o significado da informação e formular respostas apropriadas a cada estímulo (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013).
Como desenvolver as habilidades perceptivas da criança?
O que é o desenvolvimento perceptivo?
O desenvolvimento perceptivo-motor acontece quando há a organização de novas informações somadas as informações já existentes, sendo imprescindível para que o movimento aconteça eficazmente (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
Estimular a percepção sensorial das crianças é colaborar para desenvolver variados tipos de inteligência, facilitando aprendizados, habilidades cognitivas e afetivas, além da forma como elas vão interpretar o mundo.
O fundamental para melhorar a percepção é realizar um treinamento adequado e consistente. CogniFit conta com avaliações e ferramentas de treinamento profissionais para ajudar a particulares e profissionais a melhorar essa função. Apenas são necessários 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
A percepção viso-motora é composta por funções com componentes visuais (percepção visual: posição no espaço; figura-fundo, closura visual e constância de forma) e por funções com componentes motores integrados (integração viso-motora: coordenação viso-motora, cópia, relação espacial e velocidade viso-motora), ...
A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos. Quando a percepção é recebida de acordo com os nossos interesses, é denominada de percepção selectiva.
Transtornos cognitivos caracterizados pela dificuldade em perceber a natureza dos objetos através do uso dos órgãos sensoriais. Isso incluem síndromes de omissão espacial nas quais a pessoa não responde aos estímulos visuais, auditivos ou sensoriais.
Que tipos de atividades estimulam a percepção visual?
Pareamentos, jogo da memória, encontre o intruso, jogo dos erros, o que é o que é e até mesmo o ato de vestir-se sem auxílio, são ótimas estratégias para o desenvolvimento dessa habilidade. Por: Alessandra Gomes, Neuropsicopedadoga, especialista em Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, Educação Especial.
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Essas atividades representam um esforço progressivo para a nossa percepção, que ajuda a dar o melhor de nós. As áreas envolvidas nessas atividades de percepção são estimuladas como resultado do esforço feito para atender aos requisitos de treino.
A percepção é o processo cognitivo fundamental. Ela se relaciona com a capacidade do cérebro de organizar e compreender as informações sensoriais vindas do ambiente em que se está. Ela serve como a base para entendermos e interagirmos com o mundo.
Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Na aula de psicologia aprendemos que a percepção é uma operação cognitiva essencial na compreensão do mundo à nossa volta.
Quais são as atividades cognitivas que são necessárias para ocorrer a percepção?
As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.
Toda atividade que envolve movimento corporal, como dança e jogos como vôlei, futebol, queimada, estimulam essa percepção sensorial. Outras brincadeiras que envolvem ações, como pega-pega, dança da cadeira e outras do mesmo estilo, desenvolvem e estimulam o sistema proprioceptivo.