A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente. Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias.
A expansão dos gases no ouvido médio pode levar à dor, pressão e até mesmo agravar problemas de audição. A desidratação é um efeito comum da pressão atmosférica durante o voo, e isso pode afetar ainda mais pessoas com condições médicas.
Qual é a sensação de andar de avião pela primeira vez?
Ansiedade, nervosismos e felicidade, uma mistura comum quando o assunto é “Primeira Viagem de Avião”. O primeiro voo acaba se tornando um marco importante nas nossas vidas. A sala de embarque, a sensação do pouso e decolagem, a comida de bordo e até na hora de pegar as malas, tudo é novidade e tudo é emocionante.
Mas ambos acreditam que os passageiros morreram quando o avião colidiu com o solo. Eles mencionaram que, numa queda sem movimentos bruscos, a sensação é de “frio na barriga”. Como numa montanha-russa.
A decolagem é a fase inicial do voo de um avião, em que o veículo adquire a velocidade necessária para obter a sustentação para alçar voo. A decolagem é a fase em que geralmente se utiliza a maior potência dos motores.
As Velocidades na Decolagem de um Avião. O Que Quer dizer V1, Vr e V2
Qual é a sensação quando o avião está decolando?
Nas viagens longas, é comum sentirmos fadiga e cansaço por causa da mudança no fuso horário. Estudos apontam que a cada fuso, o corpo humano precisa de 12 horas para se recuperar.
Isso leva a fraturas múltiplas e graves, incluindo na coluna, membros, crânio e costelas, além de esmagamento de tecidos e danos internos significativos aos órgãos vitais, como coração, fígado, pulmões e baço. — Vasos sanguíneos importantes, como a aorta, podem romper-se.
"Não há condição de sentir dor, porque a morte é instantânea", diz Vladimir Alves dos Reis, diretor-geral do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O politraumatismo, é caracterizado, como indica o nome, por múltiplos traumas no corpo.
Todos os corpos estão como se estivessem sentados em seus respectivos assentos. Lógico que tem a dinâmica da queda, a dinâmica do movimento de quando bate no solo, mas as vítimas estão dentro desse organismo da aeronave, não tem corpos ejetados.
"Quando ele cai assim, de uma vez, você desmaia, perde a consciência. A lógica indica que você fica inconsciente. Nem os pilotos ficam conscientes. Ou seja, não há dor, pois você chega ao chão desacordado; desmaiado", explica.
Os voos no início do dia tendem a enfrentar menos atrasos e turbulência, pois a atmosfera é geralmente mais estável. Além disso, as condições climáticas adversas, como tempestades, são mais comuns à tarde e à noite.
Apesar de quase todo mundo amar viajar, é comum encontrar pessoas que só de pensar em embarcar em um avião sentem frio na barriga e ansiedade. Conhecido como aerofobia, o medo de viajar de avião atinge aproximadamente 42% dos brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope).
É como se o sistema vestibular (conjunto de componentes na orelha interna relacionado ao equilíbrio e suas conexões cerebrais) se habituasse ao movimento do veículo utilizado e, após o desembarque, não fosse capaz de se readaptar ao ambiente estabilizado, gerando tontura em terra firme.
O que é que a tripulação faz se alguém morrer no avião? Se a situação passar de uma emergência médica para uma morte confirmada, a primeira coisa que a tripulação fará é registar a hora da morte do passageiro (Taylor, 2023). Depois disso, farão o que puderem para transportar o corpo para uma área mais isolada.
Em longas viagens, sejam elas de carro, ônibus ou avião, ficamos muito tempo na posição em pé ou sentado. Além disso, a movimentação das pernas fica reduzida. Todos estes fatores causam acúmulo de líquido nas pernas e causam inchaço. Isso ocorre com todas as pessoas, umas mais e outras menos.
A sensação é de queda. E essa sensação aliada a diminuição do barulho do motor pode deixar algumas pessoas assustadas; Quando o avião está em altitude de cruzeiro, onde a atmosfera é coesa, a sensação é que você está em um ônibus parado; Em alguns momentos o avião pode encontrar massas de ar com densidades diferentes.
Quando o avião cai, as pessoas estão conscientes.?
Segundo o especialista, não é possível determinar se as pessoas estavam conscientes. Por conta do avião já estar em uma altura considerada baixa, pôde não haver uma diferença tão grande de pressão atmosférica e temperatura. O legista informou que não existe exame que possa determinar quem estaria ou não consciente.
Quando um avião cai, as pessoas desmaiam. O que significa?
Frente à desaceleração da aeronave, há uma queda da pressão no ambiente, o que diminui a oxigenação e o fluxo sanguíneo no cérebro. Steinman explica ainda que a direção das forças durante uma queda vertical também pode contribuir para um desmaio.
Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.
“Pode parecer pouca diferença em relação a uma aeronave comum, mas o corpo humano reage melhor. O resultado é que o passageiro conclui o voo bem menos cansado”, explica. Além da falta de ar, outra sensação bastante comum sofrida pelos passageiros é a de ouvidos tampados.
Voar pode causar problemas como desidratação, cansaço, dor de ouvido e enjoos. As mudanças de pressão dentro da cabine durante processo de pressurização servem para garantir que haja ar suficiente em pressão atmosférica próxima a da superfície. Causando um “estalo” no ouvido.
O enjoo de movimento, que oficialmente chama cinetose, é uma resposta natural do corpo aos deslocamentos da aeronave – normalmente está associado a um conflito entre o que se vê e o que se sente, ou a movimentos muito bruscos de aceleração e desaceleração. E aí, não tem muito o que fazer mesmo.
A maior parte das vítimas estava em posição de "brace", com a cabeça entre os joelhos, abraçando as pernas. Esta é uma posição de segurança que diminuiria os impactos em caso de uma aterrissagem forçada. "Grande parte das vítimas encontradas estava com as mãos preservadas.
Segundo a VOE Psicologia, os aviões comerciais modernos são equipados com dois ou mais motores que os mantêm no ar em constante movimento, mas caso ocorra uma pane em algum dos motores, o outro assume toda a sustentação da aeronave e passa a exercer um pouco mais de força para compensar esta falta.
"A pressão cai vertiginosamente, não dá tempo de tentar pegar as máscaras do socorro. E com uma velocidade de 800 km/h, qualquer falha estrutural ou colisão pode desfazer uma aeronave em poucos minutos e os passageiros ficam sem ar", aponta.