Pagamento parcelado: como funciona Também conhecido como “compra a prazo”, o pagamento parcelado funciona quando você opta por não pagar de uma vez o valor de uma compra e resolve dividir o pagamento em várias partes, que geralmente são pagas 1 vez por mês, dentro de uma fatura de cartão de crédito.
Já a venda a prazo é quando o cliente compra algo, mas não paga tudo de uma vez. Em vez disso, o valor total é dividido em partes e o cliente paga ao longo de um período de tempo, em parcelas. Por exemplo, se você compra uma televisão e decide pagar em três parcelas, isso é uma venda a prazo.
A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas. Nesse tipo de compra as financeiras costumam cobrar juros, baseados no valor do produto, juros que são embutidos nas prestações.
Qual a diferença entre a compra à vista e a prazo?
As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.
Pagamento à vista é quando o consumidor paga o valor total do produto ou serviço no momento da compra. Vendas pagas com dinheiro, Pix, cartão débito, boleto bancário ou em uma vez no crédito são consideradas pagamentos à vista, por exemplo.
A grande vantagem de pagar parcelado é que você não precisa do dinheiro no momento da compra. Isso possibilita que você compre mesmo sem ter dinheiro, pois o pagamento ocorre apenas no futuro. Por exemplo, se o seu celular estragar e você não tiver dinheiro, você pode comprar parcelado e ir pagando aos poucos.
Os principais pontos positivos de realizar uma compra a prazo são: Antecipar consumo: ao adquirir um produto quando você ainda não tem o dinheiro todo para pagá-lo à vista você está antecipando o consumo, trazendo para hoje algo que você só poderia usufruir amanhã, depois que tivesse juntado todo o dinheiro.
Também conhecido como “compra a prazo”, o pagamento parcelado funciona quando você opta por não pagar de uma vez o valor de uma compra e resolve dividir o pagamento em várias partes, que geralmente são pagas 1 vez por mês, dentro de uma fatura de cartão de crédito.
Quais são as principais consequências das compras a prazo?
REDUZ O CONSUMISMO
Com a necessidade de organizar e planejar as compras, o consumidor fica menos suscetível às compras por impulso. Isso porque será necessário juntar o dinheiro antes de realizar a aquisição. Além de tempo para reavaliar a necessidade da compra, a espera permite observar promoções e ofertas melhores.
Como saber se é melhor comprar à vista ou a prazo?
Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.
A venda é prazo é uma forma de pagamento na qual o cliente compra um produto e realiza o pagamento após determinado tempo. O maior benefício desta opção é a flexibilidade que o cliente pode ter no momento de quitar a aquisição. No pagamento à vista, é necessário pagar no ato da compra.
Compras a prazo envolvem adquirir mercadorias com um acordo para pagamento posterior. O lançamento contábil é um pouco mais complexo: Débito na conta de “Estoque” pelo valor da compra. Crédito na conta “Fornecedores” pelo mesmo valor.
É comum vermos em etiquetas de preços de alguns produtos dois valores, um se pagarmos todo o produto na hora, que chamamos de preço à vista, e outro se pagarmos parcelado, que chamamos de preço a prazo. A imagem abaixo demonstra os preços a prazo e à vista de determinado produto.
Quando você não possui dinheiro para comprar um bem à vista, ou seja, pagando todo o valor de forma imediata, a solução é comprar a prazo, dividindo o valor e pagando prestações ao longo dos meses. Este tipo de gasto costuma cobrar juros, que são somados ao valor original do produto.
Sim, é possível comprar parcelado sem o cartão de crédito. Uma das opções mais comuns é com o uso de boletos parcelados. Os boletos permitem que o consumidor faça compras e divida o pagamento em várias prestações mensais. Caso não o faça, são acumulados juros para serem pagos na próxima prestação.
A forma mais segura de receber pagamentos a prazo é com o cartão de crédito. Nesse caso, o lojista tem a garantia de que vai receber o dinheiro, já que, no momento em que a compra é autorizada na maquininha, o valor já é reservado para ser repassado ao vendedor.
Que tipo de compras nunca deveriam ser feitas a prazo?
Mas aquilo que é uma facilidade quase irrecusável deve ser, sim, totalmente recusada. Compras recorrentes, periódicas e constantes, como despesas com supermercado, gastos com combustível, e outras despesas cuja frequência no seu orçamento doméstico é certa e ocorre todo mês, devem ser quitadas imediatamente.
Para aumentar o número de clientes e do faturamento, permita o parcelamento desde que haja reservas em seu caixa. Da mesma forma que, se o negócio precisa de dinheiro em caixa, vender à vista é a melhor opção.
Dilação de prazo é o pedido formal para estender o período dado inicialmente para algum processo. Essa solicitação deve ser feita antes da conclusão do prazo original.
Os prazos são divididos em três tipos: Legal, Judicial e Convencional. O primeiro trata-se do prazo previsto em lei, o segundo do fixado pelo juiz e o último, trata-se do prazo acordado pelas partes do processo.