Azul: Simboliza a presença de Deus, o céu e a divindade. Por exemplo, o azul é mencionado nas descrições do tabernáculo e das vestes sacerdotais no Antigo Testamento. 2. Vermelho: Pode representar o sangue, a paixão, a guerra e a redenção.
Em primeiro lugar, entre os significados poderosos das cores, a cor azul possui efeitos calmantes, assim sendo recomendada para atrair proteção, confiança, calma e tranquilidade. Além disso, esta cor está relacionada aos finais de ciclos, colaborando para a redução do estresse e ansiedade.
Certamente você já deve ter visto em vestes sacerdotais outras cores e elementos de diferentes tonalidades. Há a cor prata e dourado, que visam lembrar a realeza de Deus. Além disso, é possível encontrar vestes com a cor azul, que são utilizadas em celebrações voltadas a Nossa Senhora.
Significa espiritual da cor azul , cor azul na psicologia
O que a Bíblia fala sobre o azul?
Azul: Simboliza a presença de Deus, o céu e a divindade. Por exemplo, o azul é mencionado nas descrições do tabernáculo e das vestes sacerdotais no Antigo Testamento.
Em outra perspectiva, a religiosa, o azul é de grande importância pois os deuses vivem no Céu. Azul é a cor que os rodeia e por isso, em muitas religiões, o azul é a cor dos deuses ou de Deus-Pai.
O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas.
Jesus foi retratado como um homem de cor – algo entre pardo e negro – e seus discípulos também. Cleveland, que se tornaria teóloga e psicóloga social, percebeu que sempre imaginou um Jesus de aparência nórdica, que se parecia com Thor. Agora, ela percebia que ele se parecia mais com ela, uma mulher negra.
“O Jesus histórico tinha olhos marrom e pele como a de judeus do primeiro século da Galileia, uma região bíblica de Israel”, diz Anna Swartwood House, professora assistente de história da arte na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Alguns comentaristas sugerem jaspe branco (veja 21:11, que fala de “jaspe cristalina”) e sardônio vermelho (possivelmente sárdonix), assim sugerindo, respectivamente, a santidade e a justiça de Deus. O salmista disse que “justiça e juízo” ou “justiça e direito são o fundamento” do trono de Deus (Salmo 89:14; 97:2).
A cor azul possui profundas raízes bíblicas no Antigo Testamento. Na arte cristã dos últimos mil anos ou mais, há uma cor quase sempre associada à Santíssima Virgem Maria: o azul.
Existem algumas definições que se relacionam com a cor, mas, no geral, essa tonalidade está relacionada com a segurança e tranquilidade. Os tons mais escuros lidam com as ideias de força e segurança. Os mais claros, por outro lado, são associados com a tranquilidade e paz de espírito.
Azul claro ou celeste: é visto como um símbolo de serenidade, proteção, calma, paz e confiança. Representa a amizade e simpatia. Azul marinho: é associado às ideias de compromisso, elegância e poder econômico. Azul escuro: é associado aos conceitos de verdade, estabilidade e seriedade.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Qual o significado do azul então? O azul está presente no céu e nos oceanos. Se pararmos para contemplar a natureza, veremos o quanto ele transmite paz e tranquilidade. De maneira geral, o azul é uma cor que remete ao aconchego, à compreensão, à credibilidade, à verdade e harmonia.
Simboliza criatividade, juventude e alegria. A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
Jesus é tipicamente retratado com uma veste azul e uma roupa interior vermelha, simbolizando como a divindade envolve sua humanidade. Maria, por outro lado, é sempre vista com uma roupa exterior vermelha e uma roupa interior azul, representando como ela carregava a divindade (Jesus) dentro de sua humanidade.