Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos. Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Quais são os pacientes que recebem classificação verde?
Quando um paciente recebe a classificação verde, significa que seu caso é pouco urgente e pode ser atendido em unidades de atenção básica. Ele pode ter dores abdominais ou de cabeça moderadas, doenças psiquiátricas e outros males que não apresentam risco de morte ou comprometimento de órgãos e sistemas.
Uma curiosidade interessante relacionada às simbologias da Medicina consiste no fato de que a cor usada para representá-la é o verde. Essa relação é estabelecida desde a Idade Média e está ligada ao fato de que a coloração simboliza a esperança, ideia diretamente ligada à área.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
O verde fornece um contraste valioso que ajuda os cirurgiões a distinguir entre diferentes tons de vermelho e rosa. Essa é uma das principais características da cor complementar, dar suporte à sua oposta.
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável.
O verde remete ainda à saúde, ao equilíbrio emocional e à harmonia, Essa cor cai perfeitamente bem em uniformes de empresas ligadas à natureza, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.
A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.
Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio.
Dentro da classificação de risco, o vermelho é emergência, enquanto o laranja e o amarelo são urgentes. O verde e o azul são as faixas mais tranquilas pois não apresentam risco nenhum.
Os “hospitais verdes” são aqueles que procuram impactar o mínimo possível o meio ambiente, e se- guem padrões internacionais de sustentabilidade, aliando tecnolo- gia e consciência ambiental.
No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.
O sangue é uma cor vermelha intensa, e o azul ou verde cria um contraste eficaz, tornando mais fácil para os cirurgiões enxergarem com clareza o campo operatório. Essa distinção nítida permite que eles identifiquem com precisão os tecidos, vasos sanguíneos e outros detalhes anatômicos.
A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
As fezes verdes podem surgir quando se come muitos alimentos verdes, mas também podem aparecer devido ao uso de antibióticos ou a condições intestinais como síndrome do intestino irritável e infecções.
Verde- (pouco urgente) atendimento em até 90 minutos e o paciente deve ser levado à sala de espera; Azul- (sem urgência) atendimento em até 180 minutos.
O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde.
A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão. É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão.