O que significa a letra G dentro do símbolo da maçonaria?
A letra G vem de God, "Deus" em inglês. A representação de Deus se dá porque, para os maçons, ele é o grande arquiteto do universo. Os ângulos retos simbolizam a vida ética e honesta que todos os homens devem seguir.
Tampouco é segredo que a letra G seja um símbolo para uma Deidade. Acontece que Deus é o nome em inglês do Grande Arquiteto do Universo. Não significa que o fato de G ser a primeira letra de "God" seja a única conexão entre o símbolo e a Deidade.
Como o símbolo da arquitetura tem ligação com a Maçonaria, tornou-se comum as pessoas conectarem a letra “G”, localizada no centro do emblema, ao Grande Arquiteto do Universo (GADU) ou ao termo Deus em diferentes idiomas.
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
O Enigma das 33 Vértebras: O que a Bíblia e a Maçonaria Escondem de você
O que é G espiritual?
Trato hoje, no G, sétima letra (sétima coluna) do meu Alfabeto de Práticas Espirituais, da Graça. A graça é a dádiva da Força Cósmica, o grande presente que vem a nós por iniciativa de arranjos de destino. Assim, há algo decisivo que não podemos fazer a respeito da Graça, não podemos controlá-la.
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea.
O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
A letra "g" pode representar diferentes sons dependendo da palavra e do contexto em que é usada. Por exemplo: Em palavras como "gato" ou "guerra", a letra "g" representa o som /g/. Em palavras como "gelo" ou "gíria", a letra "g" representa o som /ʒ/.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
A letra G é usada nas palavras: terminadas em “-agem”, “-igem” ou “-ugem”: aragem, vertigem, ferrugem etc. Exceções: pajem, lambujem. acabadas em “-ágio”, “-égio”, “-ígio”, “-ógio” ou “-úgio”: pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio etc.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
O que significa a estrela flamejante na maçonaria?
Para os maçons a palavra flamejante leva o significado que é aquele que brilha como a chama. Pela principal premissa da antiguidade: “a natureza se renova pelo fogo”. Ou seja, purificado pela chama reflete a chama.
Grande Arquiteto do Universo: A letra “G” pode representar o Grande Arquiteto do Universo, um termo utilizado pelos maçons para se referir à força criadora suprema, seja ela entendida como Deus, o Supremo Criador ou a Divindade universal.
Como sociedade filosófica e filantrópica, a maçonaria foi fundada em 24 de junho de 1717, na Inglaterra. Foi ideia de dois pastores protestantes, James Anderson e J. T. Desaguliers, alinhados com os princípios do livre pensamento que nortearam o movimento conhecido como iluminismo.
Tem como foco a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade.
A idéia de que o ג (ghimel) representa o cuidado que se devota à criatura até que esteja amadurecida é retirada do que se diz de Isaac em Genesis 21:8: “e cresceu (וַיּֽגָּמַל) o menino e foi desmamado”.
No centro do cristal, é inserida ou pintada a letra hebraica IOD (10ª letra do alfabeto hebraico), cuja aparência se assemelha a uma vírgula. O símbolo é o emblema material da máxima divindade, do Deus Criador. É também o símbolo do gênero humano, pois sua forma lembra a de um espermatozoide.
São maneiras específicas de se apertar as mãos e que envolvem tanto a forma como se segura a mão, até a pressão envolvida nos dedos. Mas para saber com detalhes só se você fizer parte da Maçonaria, pois na Internet você não vai encontrar uma descrição específica e pode até encontrar descrições falsas.
Hoje os maçons se identificam publicamente, fazem propaganda, carregam adesivo no carro. Então não haveria problema em se identificar ao assumir um cargo público.
Esquadro e compasso: O esquadro e o compasso maçônicos são provavelmente os símbolo mais comum na Maçonaria, usado para representar maçons e lojas maçônicas em todo o mundo.