1) O significado da palavra baptizo no grego é, essencialmente, "mergulhar" ou "imergir", não aspergir, 2) As descrições de batismos no Novo Testamento sugerem que as pessoas desceram às águas para serem imersos, sendo que a água poderia ser trazida a eles em um recipiente para ser aspergida ou derramada («na Jordânia» ...
Batismo vem do grego baptizein e “significa 'mergulhar', 'imergir'. A 'imersão' na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como 'nova criatura'” (nº 1214).
O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.
Encontra raízes no latim tardio como baptismus, sendo adaptado do grego baptismós. Por sua vez, identifica-se o vínculo com o verbo batizar, originado no latim tardio como baptizāre, com referência no grego baptízein, interpretado como submergir, no contexto de um processo de limpeza espiritual e física.
Terminologia. Nada mais é que o étimo grego "βαπτο" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo “-ismós” para formar "βαπτισμα" (baptisma), inarredavelmente significa “imersão”, posto que exatamente esta é a etimologia do verbo “βαπτιζειν” (baptizein, "imergir"/"mergulhar").
A palavra batismo vem do grego baptisma e significa imersão, banho, mergulho. Batizar é lavar, purificar, mergulhar na água. O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
Quem foi a primeira pessoa a ser batizada na Bíblia?
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
O batismo sempre era feito em Nome do "Senhor Jesus" até o tempo de Justino Mártir, quando se introduziu a fórmula trinitária. Justino Mártir foi um dos pais da igreja católica primitiva.
O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.
Porque o batismo na Igreja Católica não é feito por imersão?
O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).
Como tal, o batismo aponta para uma identificação pessoal e visível com Cristo, a iniciação na vida cristã e a admissão na igreja, o corpo de Cristo. O batismo, portanto, fala de um Cristo, uma salvação, uma igreja e devia ser um instrumento de comunhão e identificação entre todos os que crêem.
A Festa do Batismo do Senhor, está sendo celebrada neste ano da graça de 2023 na primeira segunda-feira após o domingo da Epifania. Com o Batismo do Senhor, encerra o ciclo das Festas da Manifestação do Senhor, o ciclo de Natal. Comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão.
O batismo de João Batista é o da água para a purificação. Nós também hoje realizamos o batismo, utilizando-nos da água. Há diferenças entre esses dois batismos. João Batista insistia na água para demonstrar a vinda do messias.
O Salvador ensinou claramente que o batismo é um mandamento e que é necessário para “entrar no reino de Deus” (João 3:5). O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4).
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Marcos 16:16. Passagem: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Frase Inspiradora: “Com fé e amor, celebramos o batismo de [nome do(a) batizando(a)], abraçando a promessa de uma vida abençoada.”