A letra, carregada de emoção e melancolia, fala sobre perda e a dificuldade de lidar com o fim de um relacionamento amoroso. Através de metáforas visuais e sensoriais, o vocalista Eddie Vedder expressa a profundidade do sentimento de vazio deixado pela pessoa amada.
Em uma entrevista promocional, Vedder disse que o nome "Pearl Jam" era uma referência à sua bisavó Pearl que era casada com um nativo americano e tinha uma receita especial para geléia de peiote.
Ela se sente superior aos demais e espera ser reconhecida como tal. Ela também é muito sensível a críticas e rejeições, reagindo com raiva ou desprezo [3]. - Falta de empatia e exploração dos outros: Pearl não se importa com os sentimentos e as necessidades dos outros, a menos que eles sirvam aos seus interesses.
"Black" foi tocada pela primeira vez ao vivo em 22 de outubro de 1990, em um concerto em Seattle, Washington no Off Ramp Café. O Pearl Jam tocou a música para o seu aparecimento no MTV Unplugged em 1992.
Pearl é um filme sobre saúde mental, e nós vemos o quão problemática uma pessoa pode se tornar ao ser enclausurada em uma casa e sendo reprimida por uma criação maternal opressora, claro, dentro de um contexto social da época.
No meio da trama, ali ela se sente na obrigação de cuidar do seu pai. que tá severamente doente. por conta de sequelas da gripe espanhola. e ela tá sempre sob a vigilância constante da sua mãe, que é uma mulher severa.
Pearl sonha em se tornar uma estrela de cinema, mas suas ambições são frustradas pela opressão de sua vida rural e pelos pais, especialmente sua mãe controladora. À medida que Pearl luta para alcançar seus sonhos, sua frustração se transforma em violência e loucura.
Sinopse. Em 1918, a jovem Pearl está obcecada em se tornar uma grande estrela do cinema. Presa na fazenda isolada de sua família no interior do Texas, ela se vê obrigada a cuidar de seu pai doente depois de uma pandemia de gripe espanhola, e viver sob a vigilância constante de sua amarga e autoritária mãe devota.
“Pearl” acompanha a personagem-título, a idosa assassina Pearl, durante sua juventude em 1918. Enquanto sonha com a vida nos palcos e nos cinemas, ela cuida da fazenda e de seu pai, que está em estado vegetativo, e é maltratada por sua mãe.
Além de uma mãe estrita, Pearl tem um pai paralisado após sofrer com a gripe espanhola que necessita de cuidados integrais. Essa situação a faz ficar cada vez mais desesperada pelo sonho de se tornar uma dançarina; uma estrela.
De acordo com Ti West, ela aprendeu alemão para o papel às pressas e tornou-se tão convincente em seu sotaque que enganou dois membros alemães da equipe.
Considerada por muitos a melhor canção do Pearl Jam, "Black" possui uma das letras mais emotivas escritas por Vedder. Não se sabe exatamente para quem ou qual personagem ela é destinada, pois Vedder nunca falou o significado nas entrelinhas ,porém, fica claro que a música fala sobre um fim de relacionamento.
Já com relação às faixas do Pearl Jam que integram a lista, a mais mencionada pelo público, para a surpresa de quase ninguém, foi “Black”, parte do disco de estreia Ten (1991).
A banda justificou que um dos integrantes está enfrentando problemas de saúde e ainda não conseguiu se recuperar de uma doença. O Pearl Jam preocupou os fãs na tarde de domingo (30/6) após anunciar os cancelamentos de dois shows, que estavam programados para os dias 2 e 3 de julho, no teatro Waldbühne, na Alemanha.