Em genética, lócus (em latim: locus; lit. "lugar"; pl. loci) é uma posição fixa e específica em um cromossomo, onde está localizado determinado gene ou marcador genético.
Segundo a filósofa Djamila Ribeiro “Quando falamos da existência digna, a voz, estamos falando de lócus social”. Isso quer dizer que a fala de determinado indivíduo pertence a uma posição em uma “hierarquia” que se desenvolveu a partir do racismo.
É importante destacar que o nome lócus de formação continuada é um espaço de enunciação político constituído de línguas e falantes (a Língua do Estado, a Língua Portuguesa, e coordenadores e profissionais da educação). É o espaço de funcionamento das línguas.
Dessa forma, o lócus privilegiado no discurso político é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em detrimento dos demais tipos de atendimento, mas, com base nos microdados, evidenciamos a existência concomitante de espaços de EE segregados e paralelos à escola regular, o que ...
São eles: locus de controle interno (LCI) - crença de que os eventos de sua vida devem-se às suas próprias ações, ou seja, os reforçadores são administrados pelo próprio eu do indivíduo; locus de controle afiliativo (LCA) - os eventos da vida são atribuídos às pessoas do seu meio social; e locus de controle externo ( ...
Qual é a importância do lugar de fala na busca pela liberdade de expressão?
E o lugar de fala representa a garantia de liberdade para cada grupo se reconhecer e compreender em qual lugar social se encontra para falar com propriedade a partir dele. Portanto, o lugar de fala não se trata de quem pode e quem não pode falar.
Pessoas com o locus interno acreditam que o que podem alcançar está controlado por seus esforços e competências, enquanto que pessoas com locus externo crêem que o que podem alcançar depende ou é controlado por qualquer outro fator que não elas próprias, como por exemplo, sorte, fé, outras pessoas ou acaso.
Lócus = Região em que cada gene é encontrado em um cromossomo. Pleiotropia = Quando um gene condiciona ou influencia mais de uma característica. Recessivo = O alelo só se expressa em homozigose (aa).
Loci gênicos são geralmente identificados com uma notação abreviada que indica o número do cromossomo e a posição de uma determinada banda no braço P ou no braço Q do cromossomo em que foram encontrados. Por exemplo, o locus 6p21 está localizado na banda 21 do braço P do CROMOSSOMO 6.
Definido o tipo da pesquisa, você precisará definir o cenário ou o lócus da pesquisa, ou seja, trata-se do momento de estudar o fenômeno em determinado lugar.
O locus amoenus é uma expressão latina que designa “paisagem ideal” e está, em geral, presente na poesia lírica amorosa, mas com maior ocorrência na poesia bucólica. No latim, a palavra amoenus é derivada de amar, portanto, trata-se de um lugar amável, onde nossa alma é convidada a permanecer ou descansar.
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
A expressão “in loco” vem do latim e literalmente se traduz como “no lugar” e tem o mesmo sentido de “in situ”. A princípio, o termo é utilizado para se referir a coisas que serão feitas no local determinado, como por exemplo trabalho in loco, que significa que o trabalho será feito no local onde o cliente está.
O construto Locus de Controle foi desenvolvido por Julian Rotter, na década de 60, com base na teoria de aprendizagem social proposta pelo mesmo autor em 1954.
Lócus de controle é a expectativa do indivíduo sobre a medida em que os seus reforçamentos se encontram sob controle interno (esforço pessoal, competência, etc.), ou externo (as outras pessoas, sorte, chance, etc.). Foi formulado por Julian B. Rotter em 1966 em seu artigo "Psychological Monographs".
- Indivíduos com um locus de controle externo acreditam que os acontecimentos da vida não estão dentro de seu controle, mas nas mãos de alguma força externa. Eles tendem a acreditar que suas vidas são influenciadas ou controladas pelo destino, pela sorte ou por outras pessoas.
Loci é o plural do lócus, que tem por significância o lugar, o espaço, local. Exemplo de uso da palavra Loci: O lócus da produção de conhecimento são as instituições escolares.
Porque a escola é ser considerada um locus privilegiado para a pesquisa?
Ele percebe o espaço escolar como um locus privilegiado para as ações de formação, pois é na escola que o professor pode ter como referência a realidade do fazer docente.
É o locus privilegiado onde os participantes do processo?
34) salientam que “uma universidade é o lócus privilegiado, onde os participantes do processo educacional interagem, desenvolvendo e adquirindo conhecimentos e habi- lidades, com o objetivo de entender e agir sobre a realidade que os cerca”.
Para desenvolver o Locus de Controle Interno é fundamental investir no seu anteconhecimento. Conhecer suas crenças e seus sabotadores, isso fará toda a diferença na formação da sua realidade. Na sua vida pessoal e profissional.