A palavra original é o “siso” que é sinônimo de “juízo, bom senso, discernimento, sensatez, prudência”. A ideia de seriedade e circunspecção também está presente no siso, claro, ainda que não estivesse no centro de seu arco semântico original.
Salomão está dizendo que aqueles que andam em sabedoria, assim como a árvore frutífera e frondosa, terá a plenitude da vida. A estética unindo-se a ética. Vida exuberante experimentada nas suas multiformes facetas. Um viver significativo e feliz.
A palavra tem origem no latim “sensus” e seu significado está relacionado a “juízo, sensatez, bom senso, discernimento”. Ou seja, “siso” não é só nome de dente, pode ser utilizado, por exemplo, para caracterizar uma pessoa.
A sigla para 'Chief Information Security Officer' (Diretor de Segurança da Informação, em português), está relacionada a um profissional que cuida da cibersegurança de uma empresa, tendo como foco principal proteger informações e dados.
Por que temos dentes sisos? Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar.
A grafia certa é siso, com S, devido à origem latina da palavra. Ela vem de sensus, -us, que significa sentido, sensação, pensamento. Siso também é a forma do verbo sisar flexionado na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo: eu siso.
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
Deus enche nossos celeiros quando devolvemos o que pertence a Ele, essa promessa vai além de bens materiais ou financeiros, no Pai já temos tudo o que necessitamos. #CarlosFerreiraVereador #PraFrenteSantoAndré #SantoAndre #PalavraDaSemana.
O que quer dizer o bom siso te guardará e a inteligência te conservará?
“O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;” (Provérbios 2.11) Caminhar ladeado pelo bom senso e pela inteligência é fazer uma viagem segura com a garantia da chegada certa ao destino desejado. A falta de domínio próprio e a tolice matam, mas o bom senso é escudo protetor.
Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo – siso, em latim).
A palavra original é o “siso” que é sinônimo de “juízo, bom senso, discernimento, sensatez, prudência”. A ideia de seriedade e circunspecção também está presente no siso, claro, ainda que não estivesse no centro de seu arco semântico original.
Desta forma, o CISO é o responsável por garantir que os sistemas estejam sempre fortes contra qualquer ameaça, que as políticas de proteção de dados estejam dentro da lei e, também, ter um plano de ação bem estruturado em caso de incidentes.
Os dois sisos superiores e dois inferiores são parte do trio de molares, sendo esse o terceiro molar — ou seja, os sisos são os últimos dentes que temos na arcada dentária, localizados na região posterior da arcada dentária.
Isso acontece porque o indivíduo não apresenta o germe dentário que dá origem ao terceiro molar. Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.
Quando o siso está nascendo, o sintoma mais comum é a inflamação local da gengiva. No período durante e depois da erupção do siso também pode haver abcessos, reabsorções de dentes vizinhos, lesões císticas e tumorais, irritação na região e dor.
Mesmo as cirurgias odontológicas envolvem algum risco, como distúrbio de um nervo, infecção, hemorragia, além dos incômodos esperados: dor, inchaço e limitação na abertura da boca. Pode acontecer, por exemplo, a parestesia, que é a perda de sensibilidade de alguma região da boca, como a língua ou o lábio inferior.
Quando não há espaço suficiente para o siso nascer, ele pode se tornar um dente siso incluso ou semi-incluso. Isso acontece quando os dentes começam a crescer em posição horizontal dentro do osso maxilar, o que dificulta a erupção.
Um siso mal posicionado pode afetar a configuração dos outros dentes, ou seja, eles podem entortar por serem empurrados durante o crescimento do terceiro molar. Quando ele está mal posicionado, ainda pode atrapalhar a mordida, a respiração e até a articulação da mandíbula.
Algumas pessoas que colocam aparelho ortodôntico precisam extrair os dentes do siso. Essa extração é necessária quando o ortodontista avalia que é preciso liberar espaço para o correto alinhamento dos dentes na arcada dentária e quando terceiros molares prejudicam a movimentação (dos dentes) provocada pelo aparelho.