A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.
O 5G é a quinta geração da tecnologia celular sem fio, oferecendo maiores velocidades para carregar e baixar, conexões mais consistentes e melhor capacidade do que as redes anteriores.
5G: foi chamada de quinta geração de internet móvel e traz mais velocidade para downloads e uploads, além de maior cobertura e mais estabilidade nas conexões. Ela é, em média, 10 a 50 vezes mais veloz que a rede 4G.
O G5, ou Grupo dos Cinco, é o nome dado à organização internacional de potências emergentes, composto por Brasil, México, Índia, África do Sul e China, cujo objetivo é promover o diálogo entre os países em desenvolvimento e países desenvolvidos que compõem o G8 (G7 + Rússia), com o objetivo de estabelecer posições e ...
Tendo como base a latência reduzida, os sistemas de 5G oferecem ainda aos consumidores velocidades de download superiores, permitindo o rápido download de documentos. As redes 4G alcançam números próximos dos 1 Gbps, enquanto a rede 5G atinge velocidades até aos 10 Gbps.
Entenda o 5G de uma VEZ por TODAS! #SuperTech Ep. 1
O que muda com o 5G no celular?
A principal mudança trazida pelo 5G é a velocidade e o alcance da rede. Com o 5G, o tempo de latência é muito menor, ou seja, tempo de resposta é quase imediato. Em outras palavras, o 5G é até 20 vezes mais rápido que o 4G, sendo possível baixar um vídeo de 1GB em pouco segundos.
Como saber se meu celular é 5G? O primeiro jeito é procurar nas especificações do smartphone. É só ir em Conexão e aí vai mostrar as versões anteriores de 2G, 3G e 4G e a nova, o 5G. É bem simples!
O 5G proporciona melhor experiência de uso no smartphone e expande a capacidade de conexão para dispositivos de Internet das Coisas (IoT), incluindo uso em indústrias e cidades inteligentes.
O 5G, última novidade em tecnologia de internet móvel, pode ser até 20 vezes mais rápido que o 4G, mas essa velocidade toda não vem de graça: ele também consome bem mais bateria.
Uma rede LTE – sigla para Long-Term Evolution – é uma tecnologia de comunicação sem fio desenvolvida para oferecer altas taxas de transferência de dados, baixa latência e a capacidade de suportar uma ampla gama de serviços multimídia.
O que significa H ou H+ no celular? Se seu celular está com o ícone H ou H+, significa que o celular está conectado à uma rede 3G de alta velocidade com tecnologias como HSDPA, HSUPA, HSPA, HSPA+ ou DC-HSPA+, que permitem até 84 Mb/s de download e 22 Mb/s de upload.
Quando o celular exibe o ícone de rede G, significa que está com uma conexão de dados GPRS (General Packet Radio Service), que faz parte da tecnologia 2G. O GPRS está presente no Brasil desde 2002, e permite velocidades máximas de download de 114 kb/s.
A estratégia da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quando realizou o leilão do 5G em 2021 foi de uma instalação de cima para baixo, começando das capitais e grandes centros urbanos e capilarizar para municípios menos populosos até uma cobertura total em 2030.
No dia 6 de julho de 2022, a capital federal Brasília foi a primeira localidade a ser ativada a tecnologia 5G. Em 29 de julho do mesmo ano, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte também tiveram o serviço implementado. Em 4 de agosto do ano corrente, São Paulo teve as antenas da faixa principal do 5G ativadas.
No entanto, há uma grande desvantagem que impede o 4G de ser totalmente substituído no momento: O 5G é difícil de instalar e implementar. São necessários mais transmissores para cobrir a mesma área atual das redes 4G. Os provedores ainda estão trabalhando na colocação de algumas dessas "células".
Velocidade. Por fim, a velocidade de conexão talvez seja a diferença mais impressionante: Enquanto a tecnologia de 4G+ mais avançada alcança até 450 Mbps em alguns locais específicos (e em média apenas 100 Mpbs), o 5G promete entregar de 10 a 20 Gbps. Até 10 vezes mais rápido que a média do 4G atual!
A Vivo garante o prêmio de Velocidade de upload 5G pela terceira vez consecutiva, com uma pontuação de 33,3 Mbps. A Claro vem em segundo lugar, 1,5 Mbps atrás da vencedora, já que, devido a um aumento em sua pontuação de 2,7 Mbps, ela sai de um empate estatístico com a TIM.
Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5GHz chegará a 4.134, nos quais vivem pouco mais de 189 milhões de brasileiros - aproximadamente 88,6% da população do País.
A TIM teve o melhor número, com 11,4%, seguida pela Vivo (7,1%) e pela Claro (6,5%). Foi uma evolução e tanto para TIM e Vivo. No relatório de julho de 2022, seus celulares ficavam conectados ao 5G em 1,5% e 1,8% do tempo, respectivamente. A Claro era líder, com 5%.
Já para ativar o 5G puro, aí sim é preciso solicitar um novo SIMcard para a operadora. A grande diferença da Vivo em relação às demais operadoras é que, independente se você quiser navegar no 5G puro ou no 5G DSS, não é necessária uma mudança de plano e nem haverá um custo adicional na mensalidade.
Conexão em apenas um toque! NFC é a tecnologia em cartões por aproximação que faz parte do seu Smartphone Samsung. A utilização mais comum da tecnologia NFC é fazer pagamentos fáceis com o Samsung Wallet, também podendo ser usado para se conectar rapidamente a dispositivos sem fio e transferir dados.
A letra H faz referência a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esta conexão atinge uma velocidade considerada alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo).