O motor CHT ( abreviação para High Turbulence Combustion ou Compound High Turbulence) é um motor a combustão interna de quatro cilindros produzido pela Ford no Brasil, durante a década de 1980. É um motor completamente diferente do motor Ventoux e não deve confundir com ele.
O CHT, abreviação de Compound High Turbulance, foi desenvolvido pela Ford do Brasil no início dos anos 80, para equipar toda a linha brasileira. Até o início da Autolatina, o CHT era praticamente o único motor Ford disponível no Brasil para os carros de passeio.
O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar licenças ou habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas profissões.
O motor AP é infinitamente melhor ✅. O modelo CHT,além de perder na relação potência- velocidade,é um projeto mais frágil e que trabalha lento em altas rotações. É como se fosse um motor a diesel sem turbo e sem interculer,ou seja,bom na economia mas fraco em desempenho.
Origem. O CHT era uma evolução do propulsor Renault Sierra (também conhecido como Cléon-Fonte), lançado nos anos 1960 na França. A Ford do Brasil recebeu esse projeto com a aquisição da Willys Overland e do “Projeto M”. Derivado do Renault 12, o modelo chegou ao mercado em 1968 como o Corcel.
O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.
O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema. Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.
O Motor CHT foi concebido como uma alternativa nacional ao motor CVH europeu, destinado a equipar o Ford Escort no Brasil. Foi um marco importante no desenvolvimento da indústria automobilística brasileira, oferecendo versões 1.3 e 1.6 com potências variando de 58 cv a 73 cv, dependendo do tipo de combustível.
A família de motores Volkswagen EA111 – (em alemão: Entwicklungs Auftrag, ou "contrato de desenvolvimento") – são motores de 3 e 4 cilindros em linha, a gasolina, etanol, flex e diesel, refrigerados a água do Grupo Volkswagen.
Em resposta a um pedido do SNA para que o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) contenha as siglas em idioma inglês, a Anac afirmou, por meio de ofício, que passará a fazer a emissão do documento com informações em português e traduzidas ao inglês.
Herdado do seu design Reno, o motor c h t foi introduzido pela Ford para linha 1984. na versão Mark terceira do Ford Scott, a primeira série a ser lançada no Brasil. Mais tarde foi usado no Ford corcel, Ford Del Rey, Ford Verona, bem como Volkswagen gol. Este motor baseou se no motor Sierra, lançado em 1962.
Se você prefere um desempenho melhor e uma economia razoável, use um carro com motor AP. Se você prefere economia e baixa manutenção, sem se importar muito com desempenho, use carros com motor CHT (modelos da Ford até 1.6).
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
A sigla FSI vem do inglês Fuel Stratified Injection – ou, em português, Injeção Estratificada de Combustível. A injeção direta de combustível é a base de uma geração de motores mais limpos e econômicos.
Qual é a diferença do motor AP para o motor CHT? A forma de acionamento das valvulas no cabecote. No motor AP, o comando eh no cabecote, acionado por correia, onde um eixo excentrico aciona diretamente as valvulas, com o uso de tuchos mecanicos.
O motor CHT 1.6 conseguia com etanol, pouco mais de 73 cavalos na época e isso era o que o sedã podia oferecer com a perua Belina ao lado, uma vez que a Scala morrera anos antes.
O ÓLEO DE MOTOR 20W50 MOBIL SUPER MINERAL PARA O VOLKSWAGEN GOL AUXILIA A MANTER UMA BOA VIDA ÚTIL DO MOTOR, ALÉM DE AJUDAR A EVITAR UMA POSSÍVEL PERCA DE DESEMPENHO OU POSSÍVEIS DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS POR CONTA DE PEQUENAS IMPUREZAS CONTIDAS NO ÓLEO DO MOTOR, NO AR ADMITIDO.
Em 1984, o lançamento do Ford Escort trazia sob o capô a novidade do motor que foi batizado CHT (Compound High Turbulence, ou seja, de alta turbulência composta, promovida pelos dutos de admissão e câmaras de combustão).