A sigla JHS aparece em relevo na hóstia e, basicamente, significa Jesus Salvador dos Homens. Este (esse) é um símbolo da fé católica e que foi originalmente criado por São Bernardino de Sena, mais especificamente no século XV, e, posteriormente, foi adotado por Santo Inácio de Loyola, em meados do século XVI.
Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”. JHS é um Monograma de Cristo que corresponde as três primeiras letras de “Ihsus” que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus).
▶️ Esse monograma é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego: ΙΗΣΟΥΣ. ▶️ Sua forma latina “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens ou Jesus Homem Salvador) foi criada por São Bernardo de Sena, no século XV. ▶️ Esses são os dois sentidos corretos do monograma JHS.
A única aceita é a abreviação da frase em latim: “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens). Algumas pessoas interpretam erroneamente as três letras como “Jesus Homem Salvador” ou “Jesus Hóstia Santa”.
The Church | O que significam as letras 'JHS' na Hóstia que vemos nas missas? | Felipe Aquino
Quem foi JHS?
Henrique José de Souza (Salvador, 15 de setembro de 1883 — São Paulo, 9 de setembro de 1963) foi um eubiota, estudioso do ocultismo, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose e reconhecido como patrono de diversas lojas maçônicas e instituições de cunho cultural-espiritualista, além de ter realizado diversos estudos ...
“O respeito devido à Eucaristia pede que tudo aconteça com sobriedade, e as orientações da Igreja insistem em que se viva uma oração mais contemplativa. Portanto, ninguém use o ostensório como 'amuleto' que se procura tocar, gerando choro e gestos descontrolados.
Segundo a tradição, o ostensório é Cristo vivo e presente, visível para nós e digno de nosso amor; é com Ele que podemos dialogar, sabendo que Ele nos ouve e nos recebe com carinho. Assim como a hóstia é circular, o ostensório tem um suporte central com um design protegido por vidro transparente.
Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.
O símbolo PX, também conhecido como Chi-Rho, é uma combinação das duas primeiras letras do nome de Cristo em grego: Χ (chi) e Ρ (rho). A letra Χ (chi) é a primeira letra do título "Χριστός" (Christós), que significa "Cristo", e a letra Ρ (rho) é a segunda letra.
INRI é uma sigla para uma frase em latim que significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. Essas palavras foram escritas em uma placa que foi colocada na ... Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”.
Esta palavra significa Pai espiritual. O Papa é o Vigário de Jesus Cristo na terra, o Bispo de Roma, o Chefe da Igreja Católica. (Ver Romano Pontífice).
Ao contrário do que é muito comum atualmente, os fiéis NÃO devem tocar no ostensório, seja quando transportado, seja quando no altar: isto é uma forma de superstição, pois a fé em Cristo não depende de tocar, mas sim de crer Nele, Deus encarnado.
Pequeno pedaço de pão ázimo (sem fermento) consagrado na missa. É o verdadeiro corpo de Cristo. Antes da consagração é chamada partícula. O padre usa uma hóstia maior apenas para que os fiéis enxerguem de longe.
O Ostensório ou Hostiário é um utensílio que transporta a hóstia, feito normalmente de ouro ou prata e que possui seu formato aludindo ao sol. Esse formato tem como finalidade fazer referência ao deus sol, Mitra, ou ao sol invictus (sol Invencível), que era adorado pelos romanos.
O que fazer quando o padre levanta a hóstia consagrada?
Um costume dos fiéis da Igreja Católica é fazer uma breve oração quando o padre levanta a hóstia na Santa Missa. É neste momento que acontece a transubstanciação, quando o pão se torna o Corpo de Cristo e quando o vinho se torna o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, através do sacramento da Eucaristia.
As primeiras notícias relativas ao uso de Ostensórios estão entre os séculos XIII e XIV, sendo um dos primeiros exemplos construídos, datado de 1324, em Reims, na França. Muitos Ostensórios podem ser vistos em igrejas históricas e museus, sendo históricas e museus, sendo ainda utilizados em momentos solenes.
A sigla JHS aparece em relevo na hóstia e, basicamente, significa Jesus Salvador dos Homens. Este (esse) é um símbolo da fé católica e que foi originalmente criado por São Bernardino de Sena, mais especificamente no século XV, e, posteriormente, foi adotado por Santo Inácio de Loyola, em meados do século XVI.
As letras IHS são usadas pela Companhia de Jesus, a ordem religiosa dos jesuítas e estão na base do pórtico de entrada da Praça Pinheiro Machado em Santo Ângelo. O monograma significa Jesus Salvador dos Homens que seria a abreviatura da afirmativa escrita em latim “Iesus – Hominium Salvator”.