O ROIC (Return On Invested Capital) também conhecido como “Retorno Sobre Capital Investido” é um indicador que avalia a rentabilidade do investimento aplicado pelos acionistas e credores na empresa. Essa métrica considera tanto o capital próprio da empresa, como empréstimos e de terceiros.
Uma referência comum para evidências de criação de valor é um retorno superior a 2% do custo de capital da empresa. Se o ROIC for menor que isso é considerado um “destruidor” de valor. Algumas empresas chegam a operar com um nível de retorno zero e não possuem capital excedente para investir no crescimento futuro.
O ROIC é calculado pela divisão do Lucro Operacional Líquido Após Impostos (NOPLAT) pelo Capital Investido. A fórmula é: ROI = NOPLAT / Capital Investido. Onde o NOPLAT é o lucro operacional da empresa após impostos e o Capital Investido é a soma do patrimônio líquido e da dívida líquida da organização.
Enquanto o ROE demonstra um retorno utilizando tanto o lucro quando o patrimônio líquido de uma companhia, o ROIC analisa o retorno sobre o capital total do investidor, considerando também aportes de outros investidores, e ativos financeiros.
Isso significa que uma empresa que é lucrativa (ROE positivo) nem sempre será a mais rentável (ROI positivo), e vice-versa. Este índice calcula o rendimento, ou seja, a competência de uma empresa em gerar lucro com seus ativos disponíveis.
ROE, ROIC E ROA. Entenda esses 3 indicadores na análise fundamentalista.
O que é um ROE bom?
Um bom ROE varia de acordo com o setor mas, geralmente, um ROE acima de 15% é considerado bom. Contudo, é importante comparar o ROE com outras empresas do mesmo setor para uma avaliação mais precisa.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
Um ROIC alto indica que a empresa consegue obter um bom retorno com um determinado valor de capital, indicando uma boa gestão e um modelo de negócio sólido.
O ROA dela será de 10% no período. Ou seja, o negócio obteve um retorno de 10% em relação aos seus ativos totais no exercício. Vale reforçar que, normalmente, quanto mais alto for esse número, melhor tende a ser a performance consolidada da empresa.
Não existe um P/L que seja ideal para todas as ações.
Afinal, é preciso considerar os fatores envolvidos no investimento. Dessa forma, para alguns casos, um Índice de Preço/Lucro de 10 é vantajoso, enquanto para outros, é necessário superar a faixa de 20.
Em inglês, a sigla de Ebit significa “Earning Before Interest and Taxes”. Ebitda: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização; Ebit: Lucro Antes dos Juros e Impostos. Destaca-se que a diferença entre o Ebitda e o Ebit é fundamental de ser conhecida pelos investidores.
EVA, ou Valor Econômico Agregado é um indicador determinante na análise de investimentos. Seja na avaliação de seu desempenho ou na pesquisa para investimentos em potencial. Imagine que um investidor em potencial precisa escolher em qual empresa investir seu capital.
ROIC: O que significa? O ROIC (Return On Invested Capital) também conhecido como “Retorno Sobre Capital Investido” é um indicador que avalia a rentabilidade do investimento aplicado pelos acionistas e credores na empresa.
Quais os principais indicadores de rentabilidade? Há três indicadores de rentabilidade principais que devem ser aplicados por qualquer negócio: ROE, ROI e ROA. Eles são de cálculo simples, mas essenciais para estudar a saúde financeira.
ROE, ROI e ROA são indicadores de retornos. Desta forma, eles analisam a rentabilidade daquele ativo, podendo ser utilizados para melhor compreender a administração daquela empresa. Apesar das siglas parecidas, os três são bem diferentes entre si.
Normalmente, o mercado considera um bom patamar de criação de valor quando o retorno é superior a 2% do custo de capital da empresa. Porém, não existe um valor fixo para o ROIC, pois ele poderá ser mais alto ou mais baixo de acordo com o porte da empresa e seu setor de atuação.
A principal diferença entre ROA e ROE é que o primeiro abrange suas dívidas e, se ele for baixo, demonstra que a organização não fez um bom uso de seus ativos e se encontra em déficit. Assim, mesmo que o ROE seja alto, o ROA pode continuar baixo, pois as dívidas impedem resultados significativos.
O ROI (Return on Investment, em inglês, ou Retorno sobre Investimento em português), avalia o potencial de rendimento de um negócio, produto ou serviço. Já o Payback diz respeito ao tempo de retorno de um investimento aplicado, ou seja, quando o lucro se iguala ao valor investido.
O spread (ROIC-WACC > 0) ao longo do tempo, indica que a empresa consegue converter todo seu capital tomado em atividades de taxas superiores as expectativas dos agentes e portanto está criando valor econômico e não apenas lucro contábil. O contrário indica que a empresa destroi seu capital ao longo do tempo.
P/VP, abreviação de Preço sobre Valor Patrimonial, é um indicador que compara o preço de mercado de uma ação com o valor patrimonial correspondente. Ele mostra o quanto investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa por ação.
Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.
Avaliar o ROI é simples. Se a porcentagem for positiva, isso significa que você ganhou mais do que gastou. Se for negativo, você teve prejuízo. No exemplo, o ROI foi de 150%, ou seja, seria ótimo para a empresa.
Retorno sobre o investimento (ROI) O ROI é o cálculo do valor monetário de um investimento em relação ao seu custo. A fórmula do ROI é: (lucro menos custo)/custo. Se você recebesse US$ 10 mil com um investimento de US$ 1 mil, seu retorno sobre o investimento (ROI) seria de 0,9 ou 90%.