Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
Ele é descrito como o 'dono da calunga', termo que na Umbanda se refere ao cemitério, um lugar sagrado onde as almas descansam. A letra também menciona que Exu Caveira 'cuida das almas que vem passear no cemitério', reforçando sua responsabilidade e cuidado com os espíritos.
Omolu é o dono do cruzeiro dos cemitérios e regente supremo das almas. Omolu é o Orixá que rege o instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Omolu rege sobre o “cemitério” e sobre os espíritos dos “mortos”. Omolu é o guardião divino dos espíritos caídos.
O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.
Ao entrar, há pessoas que batem as mãos três vezes ao chão na porta do cemitério, como uma saudação ao “campo santo”; outras saúdam os exus; ... 3ª Antes de entrar nos limites físicos de um cemitério,saudar Ogum Megê na calçada ...
Use lenço, chapéu ou boné - Com o acessório, você protege a parte de cima da cabeça. Para a espiritualidade, é um ponto importante a ser protegido pois controla as nossas emoções. Permissão - Ao entrar no cemitério, bata os três dedos da mão esquerda no chão dizendo: “Com licença, São Lázaro, estou entrando aqui.
Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange ou agrupamento de Pombajira ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila; lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiras Umbanda e Quimbanda.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
Maria Molambo é uma das pombagiras mais conhecidas e queridas pelo povo de santo. Existem várias histórias sobre ela. Algumas contam que Maria era de uma família rica e fugiu de casa com um jovem pobre por quem se apaixonara. O casal foi perseguido e o rapaz foi morto.
Como pedir licença no cemitério? Ao chegar no portão principal, pelo lado de fora faça uma saudação ao exu SETE CRUZES, pois ele é o guardião da porteira principal. Após saudá-lo, com AGÔ seus SETE CRUZES, faça uma saudação e pedido de AGÔ para o senhor BARÁ, pedindo licença para entrar na calunga pequena.
Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria de Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.
Omolu e Obaluaiê são os regentes das almas e dos Pretos Velhos. Seu campo de força e local de oferendas se encontram na Calunga Pequena (cemitérios). Sua saudação é "Atotô Abaluaiê / Atotô Omolu", que significa "Silêncio para o grande rei da Terra".
Os chamados "vigilantes da memória" não são judeus, mas trabalham pela preservação dos locais, que têm sido alvo de depredação e de profanação de grupos neonazistas. O último ataque aconteceu no início de dezembro, quando mais de cem túmulos do cemitério de Westhoffen apareceram pichados com suásticas .
Essa representação em específico por trazer elementos como caveira e caixão pode ser relacionada com Pomba Gira do Cemitério, Pomba Gira da Calunga, Rosa Caveira, Maria Caveira, Pomba Gira das Almas, Pomba Gira Meia Noite, entre tantas outras.
Porque quando chega do cemitério tem que tomar banho?
O motivo é que todo cadáver tem potencial infeccioso e, por entrar em processo de decomposição, as bactérias se intensificam e podem causar infecções sérias, principalmente em pessoas que já estão com o sistema imunológico debilitado.