TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
A palavra “Tubeless” no flanco do pneu indica que ele não requer uma câmara de ar. Observe que às vezes é necessária uma câmara de ar para certas rodas, mas nesses casos é importante avaliar se a câmara de ar e o pneu são compatíveis.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
91 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. Mais abaixo, veremos a tabela completa; H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.
Já o LT significa Light Truck, algo como caminhão leve, tá? Essas siglas foram criadas pro o código internacional de classificação de pneus. Aí, no mundo todo elas têm o mesmo significado. Esse código é um sistema padrão que dá informações importantes sobre as características de cada tipo de pneu automotivo.
O que a etiqueta do Inmetro NÃO mostra sobre os pneus | Como ler a etiqueta?
O que é pneu tipo TL?
TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
Tem excelente durabilidade para asfalto, e na terra, mantém um ótimo desempenho. Este é um pneu ideal para quem roda a maior parte do tempo no asfalto, mas às vezes precisa fazer uma trilha leve.
Quando um pneu é TL, em alguns casos, você vai encontrar a seguinte descrição: pneu para uso com ou sem câmera de ar (ou TubeLess). Esse modelo é turbinado, em outras palavras, é um pneu especial, possui as laterais mais lisinhas para poder colar melhor na roda e uma vedação mais reforçada.
Com pneus Michelin, K1, K2, K3 e representam especificações de Ferrari e Maserati - estes pneus são desenvolvidos e produzidos de acordo com determinadas especificações e exigências dos fabricantes de veículos.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
HT é a abreviação para Highway Terrain. Esse tipo de pneu foi desenvolvido para trafegar especificamente em estradas bem pavimentadas. Por isso eles possuem laterais e sulcos menores, o que gera mais estabilidade e conforto nesse tipo de terreno, além de reduzir o ruído significativamente.
Em seu aspecto físico, o pneu HT possui laterais menores (comparadas aos modelos AT e MT) e sulcos menos profundos. Por conta disso, o condutor ganha uma sensação de conforto ao dirigir e os pneus emitem baixo ruído.
Uma das maneiras de avaliar a qualidade de um pneu é verificar a sua classificação de desempenho. Os pneus são classificados com base em diversos critérios, como aderência em pista molhada, resistência ao rolamento e nível de ruído. Essas classificações podem ser encontradas nas etiquetas dos pneus.
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem. Cada fabricante indica de forma diferente, como TWI ou uma seta, mas sempre é exibido na superfície.
O T é o índice de velocidade para o qual o pneu foi projetado. Como se trata de um índice, deve ser consultada uma tabela para se saber qual a velocidade máxima esse pneu suporta. Outra informação importante é a data de fabricação.
LT, no caso, significa "Light Truck" (picape leve). Há ainda opções como P (passeio), ST (trailers ou reboque) e T (temporários ou estepes). + 325/60 - aponta o tamanho do pneu.
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
A sigla AT vem de All Terrain, que indica que o pneu foi pensado e desenvolvido para rodar em todos os tipos de terreno, desde os mais irregulares, até rodovias asfaltadas. A estrutura deles conta com laterais com mais reforço, como também sulcos mais profundos.
O último item da sequência é uma letra, que representa o índice de velocidade. As diferentes letras simbolizam as velocidades máximas de operação de um pneu, sendo que N é a menor e significa 140 km/h e Y a maior, 300 km/h ( tabela completa).
Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.
Se você utiliza um veículo comercial leve e trafega principalmente em estradas pavimentadas, os pneus LT podem ser a escolha certa para você. Mas se você utiliza um veículo off-road e trafega em terrenos acidentados e irregulares, os pneus AT podem ser a melhor opção.
O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”. Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas.