Mas o altar havia sido derrubado e no seu lugar, altares a deuses estranhos haviam sido construídos. Mas agora era hora de restabelecer o canal de comunicação com Deus, reconstruindo o Seu altar. E foi isso que o profeta Elias fez. Meus irmãos, o “altar quebrado” é sinônimo de quebra de comunhão com Deus.
O ato de “consertar” o altar demonstra onde estão as verdadeiras prioridades. Essa atitude do rei Asa revela que ele não estava satisfeito com uma religião corriqueira, em que se dá a Deus apenas o mínimo.
A palavra hebraica para altar, mizbah, significa “lugar onde se sacrifica”. Por isso, o altar geralmente está relacionado aos sacrifícios, embora também possa ter o sentido de monumento, recordando uma teofania. “Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda.
Gente, o altar é um item de religião e espiritualidade com um grande significado religioso. É indicado pra aumentar a conexão com o espiritual, criar vibrações positivas pra alma e pro local, além de tornar um lindo espaço dedicado ao divino.
No Antigo Testamento, o altar é lugar de sacrifício
O povo israelita, conforme relatos do livro do Levítico, costumava oferecer a Deus o sacrifício de cordeiros e de outros animais. Faziam isso como forma de reconhecimento de Sua divindade.
Restaurando o altar quebrado (Você é o altar de Deus)
O que é um altar quebrado?
Mas o altar havia sido derrubado e no seu lugar, altares a deuses estranhos haviam sido construídos. Mas agora era hora de restabelecer o canal de comunicação com Deus, reconstruindo o Seu altar. E foi isso que o profeta Elias fez. Meus irmãos, o “altar quebrado” é sinônimo de quebra de comunhão com Deus.
Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho.
O altar também é “a mesa do Senhor na qual o povo de Deus é convidado a participar por meio da missa; é ainda o centro da ação de graças que se realiza pela a Eucaristia” (IGMR, 296). Na teologia simbólica, “O altar simboliza o próprio Cristo” (GPL, p.
Era, também, um lugar onde Deus manifestava a Sua provisão. Por inúmeras vezes Deus pediu que fosse construído um altar para Ele. A Bíblia Sagrada diz que, no Novo Pacto, o Pacto que estamos vivendo, a Nova Aliança, também possuímos um altar. Só que o nosso altar não é mais feito de pedras; ele é espiritual.
Paulo, então, se levantou no Areópago e disse: — Homens de Atenas! Vejo que vocês são bastante religiosos em tudo, pois, ao andar por aqui observei os objetos de adoração de vocês. Eu encontrei até mesmo um altar no qual estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO.
O altar é, portanto, uma mesa, mas mesa muito especial que deve ser tratada com muito respeito e carinho. Mais tarde diremos outras coisas acerca do altar. Por agora ficamos apenas com esta noção que é importante. O altar é a mesa da Ceia de Cristo.
Edificar um altar a Deus, é levar a Ele aquilo que de mais valioso possuímos, pois devemos oferecer a Deus tudo que somos e tudo que temos de mais importante!!!
Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR.
O que significa restaurar o altar? Significa restabelecer a comunhão com Deus e com o Seu povo, a Igreja. Significa restaurar aquilo em que um dia cremos, a nossa doutrina, e aquilo que vivemos, a nossa prática, mas que, por alguma razão, abandonamos.
Reconstruir começando pelo altar implica em restaurar a conexão e a intimidade com o Senhor antes de tudo, colocando-O no centro de nossas vidas e priorizando nossa relação com Ele.
Em grego, significa “lugar de sacrifício”. Em latim, vem de altare, de altus, que significa “plataforma elevada”. Por isso, desde a remota antiguidade, um altar é um lugar elevado ou pedra consagrada, que servia para a celebração de ritos religiosos dirigidos à divindade.
Afinal, o altar é um lugar onde o sacrifico era elevado, ou seja, se tornava evidente, visível e distinto ao Senhor. Portanto, de muitos pontos que podemos observar neste texto, considero dois indispensáveis.
A Bíblia diz para colocar no altar um sacrifício para que gere vida e bênção. Sacrifique no altar e o sacrifício gerará vida e você será poderosamente abençoado. Ao olhar para o altar, você deve ter a certeza de que ali está o seu sacrifício ao Senhor.
Vem da palavra latina 'altus', echamava-se assim por ser coisa construída em elevação, empregando-se para sacrifícios e outros oferecimentos. A significação mais usual da palavra hebraica e grega é 'lugar de matança'.
Altar, do latim altare ou ara (latim clássico), plataforma alta semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
A expressão 'deixar tudo no altar' é uma metáfora para essa entrega e submissão a Deus, onde o 'altar' representa o lugar de comunhão e sacrifício espiritual.