Os Araweté são um povo tupi-guarani de caçadores e agricultores da floresta de terra firme. "Estamos no meio", dizem os Araweté da humanidade. Habitamos a terra, este patamar intermediário entre os dois céus e o mundo subterrâneo, povoados pelos deuses que se exilaram no começo dos tempos.
Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.
Essa nomenclatura prevaleceu até o século XVII, quando os bandeirantes denominaram-no de Tietê, topônimo de origem indígena que significa: ti – rio e ete – grande, fundo, verdadeiro, ou seja, rio grande ou verdadeiro."
A palavra anasazi significa «os antigos» ou « os antigos inimigos» em língua navaja. Os índios hopis usam a palavra hiçatsinom já que consideram a palavra "anasazi" desrespeitosa.
Segundo Eduardo Navarro, "Uruguai" é um termo proveniente do guarani antigo: significa "rio dos uruguás", pela junção de uruguá (uruguá, um tipo de caracol de água doce) e 'y (rio).
O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.
Também a palavra pipoca tem origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”. Quando se fala em consumo de pipoca, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos. De 20 anos para cá, a quantidade produzida de milho para pipoca dobrou em nosso país.
Um substantivo encontrado com bastante frequência nesse tipo de composição é tyba, que em português pode realizar-se em TIBA, TUBA, TIBI, DUBA, DUVA, entre outros. Esse substantivo significa "ajuntamento".
O prefixo “ITA” que no Tupy Guarani designa pedra, rocha, entra na formação de muitos vocábulos do idioma nacional. Como podemos notar, todas essas palavras precedidas de “ITA” trazem a ideia nítida de pedra ou rocha.
Localização. Os Araweté, em 2021, vivem em 23 aldeias na região do igarapé Ipixuna, afluente da margem direita do Médio Xingu. O Ipixuna é um rio de águas negras, encachoeirado, que corre em um leito rochoso na direção Sudeste/Noroeste.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Paraná significa “semelhante ao mar” e auê é uma espécie de saudação na capoeira, patrimônio cultural imaterial brasileiro celebrado neste Dia do Capoeirista.
O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
Muitas dessas tribos correm perigo de desaparecimento físico ou cultural, alerta a Cepal. Neste caso, 70 são brasileiras, 35 colombianas e 13 bolivianas. Apesar de o Brasil ter o maior número de tribos, o México tem a maior população indígena: 17 milhões.
A Amazônia peruana, na fronteira com o Brasil, é o lar do maior grupo de indígenas isolados do mundo: os Mashco Piro. A Survival acredita que os Mashco Piro somam aproximadamente 750 indivíduos.