O que significa as 3 primeiras letras da placa Mercosul?
Além disso, as três primeiras letras da Placa Mercosul apresentam a indicação do estado em que o veículo foi registrado, visto que há combinações específicas referentes a cada localidade.
O que significa a primeira letra da placa Mercosul?
Desde já, fique sabendo que, por enquanto, trata-se da substituição do segundo digito numérico por uma letra correspondente. Por exemplo: o algarismo "0" é substituído pela letra "A", por sua vez o número "1" é trocado pelo "B", o "2" dá lugar ao "C", e assim por diante.
A PIV deve ser revestida, em seu anverso, de película retrorrefletiva, na cor branca com uma faixa na cor azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do MERCOSUL, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome BRASIL.
As cores das fontes mudam de acordo com a função do veículo e o fundo é branco. Inicialmente, eram obrigatórios o brasão do município e bandeira do estado, mas essa regra não se aplica mais. Portanto, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34 – o número dois é trocado pela letra C.
PLACA MERCOSUL - VEJA O SIGNIFICADO DE CADA PARTE DELA
O que significa CC na placa?
As placas azuis apenas com as letras CC e os números são de carros de consulados. Veículos que estão sendo testados por montadoras também têm placa azul. Placas verdes vão para modelos utilizados por oficinas e concessionárias para teste ou test-drive. As placas mais raras em circulação são as pretas.
O novo padrão a ser adotado pelos próximos 30 anos não entrou em vigor antes de ver São Paulo criar o seu próprio. O estado assumiu a letra S como inicial e se o veículo fosse da capital, teria apenas essa letra e três números.
A placa do Mercosul, implementada em 2021, extinguiu os nomes da cidade e do estado em que o veículo havia sido licenciado. A ausência dessas informações foi motivo de lamento de muita gente pelo país, tanto por questões de hobby, quanto de uma suposta maior segurança pela identificação mais facilitada.
Através do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pessoa poderá consultar a placa do carro, de forma legal e obter informações oficiais sobre a placa.
O ano do carro está indicado no último grupo alfanumérico do chassis e dividido da seguinte forma: de A (1980) a Y (2000) e de 1 (2001) a 9 (2009) até que as possibilidades se esgotem e retornem para A (2010) a Y (2030). A sequência não conta com as letras I, O e Q para evitar confusão com os números 1 e 0.
- Acessar o cadastro do gov.br; - Pesquisar o número da placa do veículo. - Com o preenchimento do número da placa, é possível obter todas as informações necessárias, sendo não só a cidade de origem, mas também mandados de apreensão e restrição, alertas de furto/roubo e desaparecimentos.
Exemplo: AAA 1111 passará a ser AAA 1B11. Outro exemplo: XYZ 1234 passará a ser XYZ 1C34. Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber: 0 = A.
São Paulo veio em seguida e batizou a maioria dos carros de placas B, todas as que começam em C, D, E, F e G, além de uma parte das H – afinal, os paulistas são os donos da maior frota do país, com 14 646 580 veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Por exemplo, se a sua placa antiga era ABC-1234, ela passa a ser ABC-1C34 na placa Mercosul. Outra mudança é que as placas não indicam mais o estado e o município de origem do veículo. Em vez disso, elas têm uma faixa azul na parte superior com o nome e a bandeira do país.
O órgão explicou como será a troca de placas – que, por enquanto, só é obrigatória em casos específicos e somente no Rio de Janeiro. Como exemplo, tomemos a placa QUA-1960. Na migração o número “9” será substituído por um “J”, ficando QUA1J60.
Como identificar de qual estado é a placa Mercosul?
Para quem não sabe, o projeto original da placa padrão Mercosul previa que os brasões do estado e do município de origem seriam alocados na lateral da placa, logo após o último número, na parte alta, mas abaixo da bandeira do Brasil.
Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Veículo" e ali clicar em "Fabricantes de Placas". Depois de clicar em "Fabricantes de Placas", você poderá conferir os fabricantes habilitados.
A Placa Mercosul viabilizou a mudança da combinação composta por 3 letras e 4 números, ABC 1234, para o padrão ABC 1C34, com 4 letras e 3 números. Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente.
Em resumo, pode-se dizer que as placas são usadas para facilitar a criação do calendário divulgado por cada estado anualmente e em forma de tabela. Basicamente, no estado de São Paulo, o último número da placa do veículo serve como referência para que o condutor saiba até que mês deverá pagar o licenciamento.
O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e 2. Em setembro, será a vez das placas de final 5 e 6, em outubro, de 7 e 8, e assim por diante.