Bah: Interjeição que exprime surpresa, admiração, reprovação é umas das gírias gaúchas que é usada para quase tudo: dependendo da entonação, vai de reprovação a surpresa, de rejeição a alegria extrema. “Bah!, perdi o ônibus!” “Bah! Sabia que tu ia te sair bem naquela prova!”
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”
Num sentido superficial, os gaúchos e parte dos demais sulistas dizem "bah" porque é uma interjeição comum que eles usam para expressarem um pouco de surpresa, admiração, mal-estar y otras cositas más.
Bah: Interjeição que exprime surpresa, admiração, reprovação
Quem já falou com um gaúcho, provavelmente já ouviu essa expressão. “Bah!” é umas das gírias gaúchas que é usada para quase tudo: dependendo da entonação, vai de reprovação a surpresa, de rejeição a alegria extrema.
Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tu” gaúcho com facilidade.
Chavear: o mesmo que fechar a porta com chave. Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas. Indiada: grupo de vários homens.
Logo, tudo que era muito bom (ou muito ruim, ou muito qualquer coisa), era três vezes bom, então era “tri.” Porém, o que decorreu disso foi que o porto-alegrense pegou gosto pelo tal do “tri” e eventualmente começou a dispensar o adjetivo que vinha depois, quando se tratava de coisa boa.
O Business Analyst (BA) ou Analista de Estratégias de Negócio ajuda a otimizar as decisões empresariais com base em dados concretos. Aliás, você sabia que as companhias que apresentam uma maturidade em dados, geralmente, contam com vários profissionais dessa área? É o caso do Nubank, por exemplo.
José, as abreviaturas (siglas) dos Estados Brasileiros são escritas em alguns casos com as duas primeiras letras em maiúsculo e em outros casos apenas com a primeira letra maiúscula. Por exemplo: Bahia: Ba; Minas Gerais: MG; Piauí: Pi; Rio de Janeiro: RJ.
Bah tchê: Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos. Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi -guarani, que significa "meu".
"Capaz" – sem o "bem" na frente – também pode significar "como assim", coisa que muitos gaúchos não notam e usam sem perceber: — Meu filho quebrou a perna. — Capaz?
Palatalização do "t" final: Em algumas regiões, o "t" final é palatalizado, tornando-se um som semelhante a "tch", como em "bom dia" (pronunciado "bom dia").
O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.
Carneadeira, chavasca, prateada, língua de chimango, ferro branco, choto, xerenga... seja qual for a denominação popular, a faca e a adaga estão incorporados à vida do homem sul-riograndense. E tal a sua utilidade que no campo ou na cidade, o gaúcho que se preza tem sua faca à mão.