O CMT (Capacidade Máxima de Tração) é a indicação do máximo de carga que pode ser rebocada apontado pela montadora. A Tara é o peso do veículo sem estar carregado.
Este documento tem como objetivo principal, informar aos usuários os Limites de Peso para PBT (Peso Bruto Total), PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e CMT (Capacidade Máxima de Tração), de acordo com o que foram estabelecidos pelos fabricantes para cada veículo e homologados pelo INMETRO - Instituto Nacional de ...
O veículo não pode apresentar alteração no peso bruto total (PBT), capacidade máxima de tração (CMT) e lotação (quantidade de ocupantes), além de respeitar os pesos e dimensões previstos na Resolução CONTRAN nº 882/21, ou sucedâneas.
A sigla é uma das mais importantes no universo dos transportes, e pode ser encontrada tanto no documento do veículo, quanto na parte interna da porta do caminhão.
PBT, PBTC, CMT, Peso por Eixo, Tara e Lotação: o que é e qual é a diferença entre eles?
Como saber a potência do motor pelo documento?
Como saber a potência do motor pelo documento? A potência do motor do automóvel vem especificada na ficha técnica de carros. Para encontrá-la, dê uma olhada no manual do proprietário do automóvel. A potência também é conhecida pelas siglas “cv” (cavalo de potência” ou “Hp”, que é o valor medido no eixo do motor.
Significando “Categoria Turismo Multimarcas com motorização 2.0“, a CTM2000 foi uma categoria esportiva proposta pela empresa de eventos automobilísticos Nordeste Sport Motor em 2005, no Ceará, como alternativa nordestina aos altos custos envolvidos nas competições nacionais da Stock Car.
Motoristas com CNH categoria B podem dirigir veículos com reboque, desde que não excedam 3.500 Kg. Acima desse limite (até 6.000 Kg), o condutor precisa ter habilitação na categoria C.
Para o veículo, a capacidade de tração está relacionada ao seu design estrutural, ao sistema de freios e à potência do motor. A montadora define a carga máxima que o veículo pode rebocar e inclui essa informação no manual do carro.
Ou seja: 1.0 é corresponde a mil cilindradas e o 2.0 equivale a duas mil cilindradas. Cilindrada, por sua vez, significa o volume ocupado pelo movimento dos cilindros em que acontece a queima do combustível, impulsionando o movimento dos pistões que fazem o veículo funcionar.
CMT. Quer dizer “Capacidade Máxima de Tração” e determina qual é o limite de tração de um veículo. Importante mencionar que essa indicação é feita pelo fabricante do automóvel.
A capacidade, como dissemos, é aquela que consta no documento de registro do veículo, e não a de fato. Quando da retirada ou instalação de assentos no veículo tem-se como resultado a alteração da característica de sua lotação, como muito ocorre em vans com a retirada e instalação de fileiras de assentos.
230, VII do CTB, que configura infração grave e gera multa no valor de R$ 195,23. No Art. 98 o CTB também especifica que nenhum proprietário poderá, sem prévia autorização do Detran, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
A carga útil é determinada pela quantidade de peso que o veículo é capaz de transportar sem provocar danos no próprio veículo ou na estrada. A carga útil máxima do seu veículo pode ser consultada na Etiqueta de identificação do veículo e pneus e carga no pilar B ou na extremidade da porta do condutor.
Com a autorização em mãos, é preciso levar o veículo a uma oficina especializada em GNV, que tenha licença e registro no Detran. O custo para remoção do sistema é de aproximadamente R$ 400, e demora algo em torno de 2 horas para ser feito.
O CMT (Capacidade Máxima de Tração) é a indicação do máximo de carga que pode ser rebocada apontado pela montadora. A Tara é o peso do veículo sem estar carregado. É somado o peso da carroceria, chassis, motor e componentes mecânicos do veículo.
A sigla CMT se refere ao peso máximo que a unidade de tração pode tracionar. Isso inclui o PBT da unidade de tração, que é limitado pelas condições de geração e multiplicação do momento de resistência dos elementos e força que compõem a transmissão.
Alguns manuais definem o “CMT” (Capacidade máxima de Tração) como sendo o PBT (Peso Bruto Total dele) somado à Capacidade máxima de reboque. Neste caso, é só subtrair o PBT do CMT para chegar ao resultado buscado. No caso do manual da VW Amarok é assim que fica convencionado [ver figura abaixo]: (Mas nem sempre!)
Quais são os carros que não podem puxar carretinha?
Nem todos os veículos estão autorizados a utilizar engates para reboque. Segundo as normas de trânsito, veículos com menor capacidade de carga, como modelos compactos ou carros com estrutura mais leve, não devem utilizar reboques, já que o peso adicional pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo.
Grosso modo, o CMT deve compreender a soma do PBT do carro + a Capacidade de REBOQUE máximo (com freio). Isto significa que o CMT será o Peso do veículo vazio (TARA) + Capacidade de carga nele + PBT máximo do Reboque.
A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg.
Esses veículos autopropelidos, que incluem patinetes elétricos, skates motorizados, hoverboards e monociclos elétricos, destacam-se por dispensarem a necessidade de habilitação (CNH) para condução, desde que atendam a critérios específicos estabelecidos pela legislação brasileira.
Para quem não sabe, é o CT ou TC – traction control em inglês. É um sistema eletrônico que evita a roda motriz de deslizar quando você arranca o carro, quando você acelera parado e em algumas outras situações especiais.