A palavra coragem vem do latim coraticum, que significa a bravura de quem tem um coração forte. O coração forte representa a capacidade de persistir e superar qualquer obstáculo. Quem tem coragem é capaz de enfrentar os medos e vencê-los.
Trata-se de uma ligação direta. O substantivo coragem, registrado em português desde meados do século XVI, foi importado do francês courage, vocábulo cinco séculos mais antigo (herdeiro do latim cor, cordis, “coração”) que começou sua carreira justamente como sinônimo de coração.
Andreia (ἀνδρεία), em grego, significa coragem. Ela é uma das características dos Sábios e Virtuosos, ou seja, é condição necessária para se atingir a excelência (Aretê, ἀρετή ).
1 Força ou energia moral diante do perigo. 2 Sentimento de segurança para enfrentar situações de dificuldade moral. 3 Atributo de quem tem determinação para realizar atividades que exigem firmeza.
A virtude de ser corajoso não é uma característica exclusiva dos dias atuais. Conhecendo bem a Bíblia, percebemos que a coragem diz do homem que se relaciona com Deus. Há vários momentos em que é o próprio Senhor quem busca despertar em seus escolhidos o dom de ser “forte e corajoso” (conf. Dt 31,6).
É uma das virtudes fundamentais que se manifesta em diferentes áreas da vida humana e é entendida como a disposição para enfrentar o medo e o perigo com determinação e moderação.
Alguns estudiosos da etimologia apontam que coragem vem do Latim “Coraticum”, por sua vez, derivado de “cor”, “cordis”, “coração”. Nesta linha de pensamento encontramos uma lição importante: o coração era considerado, na antiguidade, a “casa” que abrigava tanto a coragem quanto a inteligência.
A coragem não é, portanto, uma virtude que age sozinha: a ela estão vinculadas três outras virtudes essenciais: a justiça, prudência e saber (ou, como escreve Foucault, coragem de saber e coragem da verdade). Por fim, a coragem só ganha sentido se se transformar em ação política.
Sua origem é o termo “coraticum”, formado por “cor” (coração) e “aticum” (agir). Em latim, “Cor” também significa não apenas o coração físico, mas o seu sentido metafórico, um pouco mais amplo do que concebemos hoje.
A palavra latina cor, por sua vez, pode ser derivada da raiz indo-europeia kerd-, da qual derivaram tanto a palavra grega kardia (καρδία) – em cujo significados encontram-se coração, a vida do espírito (pensamentos e sentimentos) e também, por analogia, o meio, mediania – quanto a palavra latina credere, que ...
O g etimológico passa a j antes de a ou o para manter o som de consoante palatal, pois, se escrevêssemos g, ler-se-ia como consoante velar (como em g de garra) e não palatal. Por isso se escreve corajoso, e não *coragoso.
A coragem pode ser definida, em primeiro lugar, como firmeza diante das dificuldades, envolvendo capacidade para ultrapassar as situações de perigo e enfrentar o medo.
Ao sentir o peso avassalador da tarefa diante dele, o Senhor proferiu estas palavras de incentivo: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
LAQUES: Por Zeus, Sócrates, não é difícil responder: um homem de coragem é aquele que não foge, mas que permanece em seu posto e luta contra o inimigo; não há dúvida sobre isso.