Em São Paulo, "boi" é gíria de prisões e quer dizer "banheiro". Caraca! Agora, meus velhos, tenho um documento de onze páginas cheias de gírias tri massas que só.
Valetes: Duas pessoas que dormem na mesma cama, com as cabeças opostas; Verme: Polícia em geral; Xis: O mesmo que cela; Zé Povinho: Quem não participa do regime de relações do PCC, mas também não é "coisa".
Para se acostumar, outras definições: "sapo" é cadeado, "boi" é banheiro, enquanto "tatu" é o buraco feito, geralmente dentro do "boi", para fugir da cadeia.
É uma líder nata, que recusa deixar-se intimidar e caminha resoluta rumo aos seus objetivos. Deve tentar não perder as boas oportunidades por causa da sua ingenuidade e demora em fazer decisões.
2. Pegar o boi. Expressão utilizada quando o falante quer dizer que a outra pessoa está sendo privilegiada em receber determinada atenção não merecida. Ela chegou bem depois e ainda está pegando o boi.
necessário ser convidado por alguém que já integra a organização – que será o padrinho – e ser batizado, o que se dá através da leitura do estatuto e um juramento de fidelidade à facção. Os outros presos que não passaram por este processo são chamados de “companheiros”.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
Ato de Talarico: quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa meio como mensagens, ligações ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.
O sinal de "3" com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.
O bofe de boi nada mais é do que o pulmão bovino. Para quem aprecia um prato culinário diferente a peça pode ser surpreendente. O bofe é uma carne rica em ferro, utilizada até por estudos da USP contra anemia e, claro, encontrada em diversas receitas, principalmente nordestinas.
Boi é o nome dado ao bovino macho, castrado; enquanto o bovino macho reprodutor é chamado de touro. Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros.
Brincadeiras de boi estão entre as expressões populares mais difundidas no Brasil. De norte a sul do país encontramos festejos envolvendo a figura de um boi em representações musicais e dramáticas exuberantes, cujos nomes e períodos de realização variam de acordo com a localidade.
O boi é um símbolo de bondade, de calma, de força pacífica, de capacidade de trabalho e de sacrifício. Para vários povos antigos o boi era um animal sagrado. Entre os gregos era imolado em rituais religiosos: o termo “hecatombe” designa um sacrifício de cem bois.
Força e Resistência: O touro é frequentemente associado à força física e resistência. Como animal de poder, o touro pode representar a necessidade de cultivar força interior e resistência diante dos desafios da vida.
Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi. Esta é uma manifestação típica de comunidades do Vale do Rio São Francisco e do Jequitinhonha. O Festival de Boi de Reis começa todos os anos no dia 1º de janeiro.