Davi tem origem no hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". A Bíblia descreve Davi como “um homem segundo o coração de Deus”.
Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunidades de sucesso que surgem mostrando competência e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família.
Davi é possivelmente um dos personagens mais emblemáticos do Antigo Testamento — é o grande rei de Israel, abençoado por Javé e criador de um reino de mais de 400 anos.
Davi foi coroado em Israel depois da morte de Saul e, em seu reinado, liderou grandes batalhas de conquista. Porém, o mais importante na história dele é o seu temor ao Senhor. É ele ter sido um homem segundo o coração de Deus.
A aliança que Deus fez com Davi cumpriu-se em Jesus. Em conformidade com essa aliança, Deus trouxe O que haveria de reinar, Jesus, para sentar-Se no trono de Davi e governar sobre o povo de Deus. Ao enviar Jesus, Deus cumpriu Sua aliança com Davi.
Gade foi falar com Davi, contou o que o SENHOR tinha dito e disse: — Você pode escolher uma destas três coisas: três anos de fome, três meses fugindo dos exércitos dos seus inimigos ou três dias nos quais o SENHOR atacará você com a espada dele, mandando peste para a terra de Israel e usando o seu anjo para trazer a ...
Mateus 22:42-46 Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
Por isso, a promessa é construída num jogo de palavras: Davi não construirá a “Casa” de Deus, mas Deus construirá a “Casa” de Davi para preservar a vida das tribos de Israel. A outra perspectiva é a experiência dos maus reis e o julgamento feito pelos profetas: os maus reis devem ser castigados e punidos.
Davi tinha a consciência de que os seus objetivos só seriam alcançados se Deus fosse mantido em primeiro lugar na sua vida. Assim, também, Davi tinha o entendimento de que todas as suas realizações foram possíveis porque a Vontade do Deus de Israel estava sendo cumprida por meio de sua obediência.
Ao longo dos séculos, o nome David tem mantido uma presença constante, sendo uma escolha popular entre os pais. Alguns apelidos comuns para o nome David incluem Dave, Davi e Didi.
“O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
Davi pecou ainda mais quando planejou a morte de Urias para ocultar seu pecado de adultério. Devido a esse pecado, Davi perdeu a exaltação (ver D&C 132:39). Contudo, ele suplicou perdão a Deus (ver Salmos 51), pedindo ao Senhor que não “[deixasse] a [sua] alma no inferno” (Salmos 16:10). O Presidente Boyd K.
Gade foi a Davi e disse: “Estas são as três opções que o SENHOR lhe deu: três anos de fome, três meses de destruição pela espada de seus inimigos, ou três dias de praga intensa, durante os quais o anjo do SENHOR trará devastação sobre toda a terra de Israel.
Davi era corajoso. Ele foi um lutador desde o início. Mas antes de matar um gigante ou liderar exércitos para a batalha, ele era um pastor e protegia as ovelhas de que cuidava. Ele matou os leões e ursos que ameaçavam seu rebanho.
Davi foi escolhido por Deus para suceder a Saul, o primeiro monarca de Israel. Saul não atendeu às prescrições divinas e foi rejeitado. Passou a maior parte do seu reinado rebelando-se contra Deus e perseguindo Davi, seu genro. Davi foi o escolhido de Deus entre seus irmãos para ser o príncipe do seu povo.
“Davi é o bem amado de Deus porque mesmo sendo um homem cheio de pecados, nunca tentou dizer a Deus que não era pecador. E sendo verdadeiro consigo, ele também foi verdadeiro com Deus.” Comentários Bíblicos, a busca do filósofo hebreu https://www.pondecursoonline. com/comentariosbiblicos.
O SENHOR jurou a Davi com firme juramento e dele não se desviará: “Farei com que no seu trono se assente um dos seus descendentes. Se os filhos de você guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os filhos deles se assentarão para sempre no seu trono.”
Foi o começo de uma série de pecados que parecem tão estranhos na vida de um homem escolhido por Deus. Ao adultério, Davi acrescentou mentiras. Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para descansar em casa com a esposa. Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído.