Apesar de não ser o foco, é necessário citar que os dois pontos também possuem uma função na linguagem matemática. Tal sinal representa a operação da divisão. Como exemplo podemos citar a operação “100:2 = 50”. Da mesma forma que o sinal “+” representa a soma, o “:” representa a divisão.
Os dois-pontos são usados, principalmente, para explicar ou esclarecer. Ouça o texto abaixo! Dois-pontos são um sinal de pontuação caracterizado por uma pausa breve antes de uma citação, uma fala de personagem, um aposto enumerativo, uma oração apositiva, uma explicação e após o vocativo em uma correspondência.
Dois-pontos (:) O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração.
Quando aparece os dois-pontos no final da fala do narrador é um sinal de que o que virá a seguir é a fala do personagem, que é sinalizada pelo travessão.
Em Matemática, particularmente na Geometria e na Topologia, um ponto é uma noção primitiva pela qual outros conceitos são definidos. Um ponto determina uma posição no espaço. Na Geometria, pontos não possuem volume, área, comprimento ou qualquer dimensão semelhante.
Para representar o gráfico da equação geral da reta, é necessário encontrar os dois pontos pertencentes à reta e representá-los no plano cartesiano. Inicialmente, identificaremos os dois pontos. Escolheremos um valor para x — considerando, por exemplo, x = 2. O ponto A(2,1), então, pertence à reta.
O sinal de dois pontos possui a função de marcar, dentro de uma construção textual, uma breve pausa no discurso. Sabemos que, popularmente, é muito comum que essa função seja correlacionada a outro sinal de pontuação: a vírgula.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...
O ponto é usado para indicar uma pausa completa que encerra o enunciado com uma entonação neutra, seja ela afirmativa, seja negativa. Quando o ponto encerra um período completo ou um texto, ele é chamado de ponto-final.
Considerando dois pontos em uma reta, podemos escrever uma equação para essa reta, calculando o coeficiente angular entre esses pontos e, em seguida, calculando a interceptação em y na equação reduzida da reta y=mx+b.
Para representar um ponto, utilizamos letras maiúsculas (A, B, C…). Quando dois ou mais pontos estão sobre uma uma reta, diremos que são colineares. Note que, na figura a seguir, os pontos A, B e C são colineares, pois todos estão sobre a mesma reta r.
Em matemática, o sinal de conclusão (∴) é um símbolo que é escrito antes de uma conclusão lógica. O símbolo consiste em três pontos formando um triângulo.
Valendo lembrar que, na reta, bolinha fechada significa que que o valor ali descrito faz parte do intervalo e bolinha aberta significa que o valor não faz parte do intervalo, valendo a mesma regra para colchete virado para dentro e colchete virado para fora.
sinal de pontuação (:) que representa, na escrita, uma pausa breve da linguagem oral e que, geralmente, precede uma fala, uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, etc.
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.