(2) Formas de dosagem de liberação modificada possuem o objetivo de atingir uma liberação mais lenta do fármaco durante um período estendido de tempo, e por isso são referidas como sistemas de liberação estendida (extended-release - ER) ou liberação sustentada (sustained-release – SR).
Biodisponibilidade dos comprimidos de divalproato de sódio de liberação prolongada (ER) em relação aos comprimidos de divalproato de sódio, quando a dose de divalproato de sódio ER é de 8 a 20% maior do que a dose de divalproato de sódio.
Vários medicamentos apresentam, após seus nomes comerciais, algumas siglas como BD, XR, SR, SRO, DI, SL, AP, CLR, LP, CD. Muitas delas são abreviações em inglês, outras em português, podendo estar relacionadas ao mecanismo de ação, modo de administração, tipo de formulação ou à forma de liberação do fármaco.
Nome comercial de medicamento cujo principio ativo é o Divalproato de sódio. Depakote® ER: divalproato de sódio de liberação prolongada. O Divalproato de Sódio é um agente antiepilético sendo usualmente usado também como estabilizador do humor.
Riscos de tomar medicamento para disfunção erétil | Drauzio Comenta #91
O que significa er no remédio?
(2) Formas de dosagem de liberação modificada possuem o objetivo de atingir uma liberação mais lenta do fármaco durante um período estendido de tempo, e por isso são referidas como sistemas de liberação estendida (extended-release - ER) ou liberação sustentada (sustained-release – SR).
O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais. Além desses dois símbolos, também é comum (mas não tanto) a utilização do ™ e do ℠. O símbolo ™ costuma ser utilizado por marcas não registradas.
Como o Depakote funciona? O divalproato de sódio é a substância ativa de Depakote. Seu mecanismo de ação ainda não é totalmente conhecido, mas sua atividade parece estar relacionada com o aumento dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro.
DEPAKENE® é indicado isoladamente ou em combinação a outros medicamentos, no tratamento de pacientes adultos e crianças acima de 10 anos com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises.
“O lítio é o mais indicado, mas, no teu caso, por causa do teu problema de memória, vamos tratar com Depakote, um outro remédio muito eficaz e bastante usado em pacientes bipolares.” Prescreveu as receitas.
Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.
Todas as siglas das quais falaremos referem-se aos diferentes tipos de liberação modificada. BD (Bis in Die): Bis in die é uma expressão em latim que significa duas vezes em um dia. Os medicamentos com a sigla BD, portanto, devem ser tomados 2 vezes ao dia.
Aumento na depuração de valproato: ritonavir, fenitoína, carbamazepina e fenobarbital (ou primidona). Pouco efeito na depuração do valproato: antidepressivos.
Os comprimidos revestidos de Depakote® ER são de uso oral e devem ser ingeridos uma única vez ao dia. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem partidos, nem triturados, nem mastigados.
Depakote® ER é indicado para o tratamento de episódios de mania agudos ou mistos associados ao Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), com ou sem características psicóticas, em pacientes adultos.
Ácido valproico é um anticonvulsivante e estabilizador do humor indicado para o tratamento da epilepsia, crises convulsivas, transtorno bipolar ou para prevenção da enxaqueca.
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Mania: DIVALCON ER (divalproato de sódio) é indicado para o tratamento de episódios agudos de mania ou mistos associados ao transtorno afetivo bipolar (TAB), com ou sem características psicóticas, em pacientes adultos.
O tratamento com DEPAKOTE® SPRINKLE (divalproato de sódio) em alguns casos, pode produzir sinais de melhora já nos primeiros dias de tratamento; em outros casos, é necessário um tempo maior para obter os efeitos benéficos. Seu médico fará a orientação no seu caso.
Medicamentos antiepilépticos não deverão ser descontinuados abruptamente em pacientes nos quais o medicamento é administrado para prevenir crises mais graves, devido à alta possibilidade de desenvolvimento de estado epiléptico com falta de oxigênio e risco à vida.
E o que é marca registrada, aquele "erre" maiúsculo dentro de um círculo (como ilustramos maior aqui embaixo)? Por trás desse pequeno símbolo, está um nome ou a marca que representa uma empresa, uma atividade ou um produto. Esse ícone mostra que a marca é certificada e protegida por Lei.
Quando usar TM ou Ⓡ? Para saber qual usar, você precisa entender a diferença entre esses dois símbolos. O Ⓡ é o símbolo brasileiro que identifica marcas registradas no INPI. O ™ significa Trade Mark, ou “marca comercial” do inglês, e é um símbolo estadunidense.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.