Resposta verificada por especialistas. Os símbolos ∈, ∉, ⊂, ⊄, ⊃ e ⊅ são, respectivamente, pertence, não pertence, contido, não contido, contém e não contém.
Quando o elemento está no conjunto, dizemos que esse elemento pertence ao conjunto. O símbolo para representar isso é ∈ (lê-se: pertence). Quando um elemento não está no conjunto, dizemos que esse elemento não pertence ao conjunto. A não pertinência é representada por ∉.
O símbolo ⊂ é utilizado para indicar que um conjunto A está contido em um conjunto B, ou seja, todos os elementos de A também pertencem a B, mas A não pode ser igual a B. Já o símbolo ⊆ é utilizado para indicar que um conjunto A está contido em um conjunto B, incluindo a possibilidade de A ser igual a B.
Cuidado com o uso do símbolo ∝ ! O símbolo usualmente utilizado para indicar proporcionalidade é ∝ (veja que um pouco diferente do símbolo da letra grega α).
Pertence, não pertence, contido, não contido, contém e não contém
O que é ∀?
O significado de ∀ é "Para todo" ou "Para qualquer que seja". É comum encontrarmos alguns símbolos em conjuntos. Por exemplo, A = {x ∈ IR / x > 0}, B = {x ∈ IN* / x < 3}, etc.
A intersecção de dois conjuntos é representada por A∩B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B simultaneamente. A diferença entre dois conjuntos é representada por A – B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem somente ao conjunto A.
Nas matemáticas, ε costuma designar pequenas quantidades, ou quantidades que tendem para zero, em particular no estudo dos limites ou da continuidade. Em linguagens formais, o épsilon significa sentença vazia. Em física representa a quantidade de energia de um certo material.
Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º). Utilizamos o símbolo ⊥ para indicar a perpendicularidade. Notação: r ⊥ s Lê-se: reta r perpendicular à reta s.
Em português, a maneira mais comum de juntar duas proposições através de uma disjunção exclusiva é a construção ou-ou (ou isso ou aquilo, em inglês, either-or, mas matematicamente é frequentemente chamado de exclusive or ou XOR). Um dos símbolos usados para indicar esse conectivo é o ⊕.
O símbolo Z* é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-nulos: Z* = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 1, 2, 3, 4, 5, ...} O símbolo Z+ é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-negativos: Z+ = {0,1,2,3,4,...}
Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.
Quando utilizamos o símbolo ∈ no exemplo a ∈ R Estamos dizendo que?
alguns símbolos são utilizados na notação dos conjuntos, para determinar como um elemento se relaciona com o conjunto. Alguns símbolos são: ∈ = Pertence. ∉ = Não pertence.
Em matemática, o sinal de conclusão (∴) é um símbolo que é escrito antes de uma conclusão lógica. O símbolo consiste em três pontos formando um triângulo. Pronuncia-se Logo…, Portanto… ou Em conclusão…