O que significa excesso de ferritina no organismo?
Os casos de aumento de ferritina relacionados ao aumento de ferro no organismo, geralmente se dão por defeitos neste sistema de sinalização, de forma que o ferro passa a ser absorvido pelo tubo digestivo, mesmo que o organismo não esteja precisando. Geralmente tais situações são genéticas e hereditárias.
Isso pode resultar em diabetes, aumento da gordura no fígado, artrite, palpitações cardíacas, cirrose e outras condições. O excesso também acelera o processo de envelhecimento devido à ação de radicais livres nas células. Neste caso, o fígado é o órgão mais afetado.
Embora raro, a ferritina alta pode ser causada por alguns tipos de câncer como linfoma ou leucemia, mas a sua dosagem no sangue normalmente não é indicada com a finalidade de identificar estas condições.
cuidar com ingestão de produtos enriquecidos com ferro ou vitamina C (ela facilita a absorção do ferro ingerido) reduzir consumo de feijões, ervilhas, grão de bico e verduras verde-escuras. ingerir café e/ou chás como preto, verde, mate antes ou após as refeições (pode diminuir a absorção de ferro)
EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes.
FERRITINA alterada o que devo fazer? | Dr Juliano Teles
Quais os alimentos que não pode comer com a ferritina alta?
Dieta para ferritina alta
Alimentos que devem ser EVITADOS: - Carne vermelha, fígado, coração de galinha, moela, ou seja, as vísceras em gerais; -Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; -Não ingerir suplementos vitamínicos ou comprimidos que contenham ferro e só consumir suplementos de vitamina...
normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: encaminha-se o indivíduo a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.
Independente da causa, é importante salientar que a ferritina elevada é um sério alerta para procurar orientação médica. Você pode procurar um clínico geral, hematologista, endocrinologista ou hepatologista. As causas mais comuns são infecção/inflamação e síndrome metabólica, mas existem várias outras causas.
Como a ferritina alta é um marcador inflamatório, não é raro que pacientes com quadros graves de Covid apresentem essa alteração. “A ferritina é uma proteína que está relacionada a inflamações, então se você tiver uma infecção viral, como hepatite ou o próprio coronavírus, aumentará a produção da substância.
Altos níveis de ferritina também podem ser encontrados em algumas doenças do fígado, tais como hepatites virais e doença hepática gordurosa não alcóolica (gordura no fígado).
Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).
Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação.
Além de serem ricas em gorduras; • Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa); • Evitar alimentos industrializados enriquecidos de ferro; • Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou ...
A ferritina alta pode ser identificada em infecções como COVID-19, pneumonia, infecção urinária, tuberculose e abcesso dentário, por exemplo. Esse aumento da ferritina nas infecções acontece, porque a produção desta proteína é elevada durante essas situações.
O que não pode comer quando se tem ferritina alta?
Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.
Beba chá. O chá verde contém antioxidantes poderosos que se ligam ao ferro e previnem a absorção do mineral. Se estiver planejando consumir uma refeição rica em ferro, beba uma xícara de chá verde com a comida para diminuir os efeitos do excesso de ferritina.
As causas do excesso de ferro no corpo (sobrecarga de ferro) incluem as seguintes: Um distúrbio genético que aumenta a absorção do ferro (hemocromatose) Repetidas transfusões de sangue. A ingestão excessiva de comprimidos contendo ferro.
O valor normal da ferritina em pessoas saudáveis é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório. Porém, mulheres grávidas podem apresentar ferritina baixa, por conta da quantidade de sangue e passagem de ferro da placenta para o bebê.
Além disso, o ferro é importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o metabolismo energético e a saúde cerebral. Enquanto isso, a ferritina é uma proteína que armazena o ferro no corpo, ajudando a regular seus níveis.