A Folia de Reis é a festa que comemora e louva os três Reis Magos: Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos.
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
Em alguns países cristãos a Folia de Reis é considerada um evento de grande importância, até se sobrepondo ao Natal, por se tratar do momento em que Jesus Cristo é apresentado à humanidade representado pela peregrinação dos três Reis Magos.
Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.
O Dia de Reis, celebrado neste sábado (6), marca uma tradição centenária na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.
Blasfêmia é ofender de alguma forma a Deus, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A falta de respeito às coisas sagradas como é o caso da Folia de Reis é uma verdadeira blasfêmia, merecedora até de um ato de desagravo.
Comemorada de modo particular em cada região do Brasil, a Folia de Reis, também conhecida como reisado, é uma manifestação religiosa, católica e cultural com influências de origem europeia, mas que, por aqui, ganhou formas e expressões locais, seja nas danças, nos cantos ou nas rezas.
O que significa Folia de Reis para os evangélicos?
Essa festa quer fazer memória para a visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, o Evangelho de Mateus vai mostrar para nós que Jesus recebeu a visita de três reis magos que foram guiados por uma luz, por uma estrela, e encontraram o Rei dos Judeus”, descreveu o pároco.
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
A bandeira tem um significado especial para os foliões. Ela abre os caminhos para que eles, representando os próprios Reis Magos, possam anunciar o nascimento do Menino Deus.
O acontecimento, narrado na Bíblia no evangelho de São Mateus, é celebrado no dia 6 de janeiro, hoje conhecido como o Dia de Reis, ou dia da Epifania, termo em grego que significa “manifestação”, ou seja, a revelação de Cristo ao mundo.
A Folia de Reis é um festejo da cultura popular brasileira, de origem portuguesa, que tece elementos da nossa identidade cultural. Os foliões reproduzem de forma simbólica a viagem dos três Reis do Oriente, que seguiram a Estrela-Guia à procura do Menino Deus, o Rei dos Reis.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus.
O Reisado é uma festa de origem europeia bastante conhecida e comemorada no Brasil que se constituiu através de uma relação muito forte com a religião católica, essa festa é realizada em diversos países com brincantes de várias faixas etárias, sendo eles: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos.
O projeto busca trazer parte da cultura brasileira para a escola, incorporando o simbolismo dos Marungos, que representam a abertura de caminhos e a alegria das cores e da fantasia.
A vestimenta dos foliões, em geral, se assemelha a uma farda militar, mas há suas exceções. Alguns grupos utilizam um lenço branco em volta do pescoço que simboliza a pureza da sagrada família. Os componentes enfeitam os instrumentos com fitas e flores, cujas flores têm sua simbologia.