O Kilojoule por Hora (kJ/h) é uma unidade de medida utilizada para quantificar a taxa de transferência de energia em um sistema. É comumente utilizado em diversas áreas, como engenharia, física e termodinâmica, para descrever a quantidade de energia transferida em um determinado período de tempo.
O joule é a medida usada internacionalmente na comunidade científica para expressar energia, qualquer tipo de energia – térmica, potencial, cinética, mecânica e elétrica.
A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo. Se uma máquina é capaz de realizar o mesmo trabalho que outra em um tempo menor, sua potência é considerada maior que a da outra máquina.
Para os estudos de eletricidade, o Watt [W] é uma unidade de potência que define a taxa de conversão de energia elétrica noutro tipo de energia por unidade de tempo. Nesse caso, o Watt (W) equivale a um Joule (J) por segundo.
A unidade de energia é o quilojoule (kJ), embora a unidade quilocaloria (kcal) seja mais conhecida pelos consumidores. Assim, 1 kcal é equivalente a aproximadamente 4,2 kJ.
No entanto, esse valor energético pode ser expresso tanto na forma de quilojoule (kJ) quanto em quilocaloria (kcal). Ou seja, o famoso KJ, presente no primeiro item da tabela nutricional, significa quilojoules, e se refere a quantidade energética em uma dada porção do alimento.
Para ilustrar a aplicação do kJ/kg, vamos considerar alguns exemplos. Suponha que um determinado material tenha uma quantidade de energia de 5000 joules e uma massa de 2 quilogramas. Para calcular o kJ/kg, basta dividir a quantidade de energia pela massa: kJ/kg = 5000 joules / 2 quilogramas = 2500 kJ/kg.
Valor Energético: é a energia produzida pelo corpo e proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo esse valor é expresso na forma de quicalorias (Kcal) ou quilojoules (KJ).
Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). - Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro.
Os quilojoules (kJ), por sua vez, estão presentes no rótulo para cumprir uma determinação da Anvisa. Como 1 kcal equivale a 4,184 kJ, esse valor sempre será bem maior.
Se utilizarmos a variação das unidades, como o Kcal, a relação é exatamente a mesma, ou seja, 1 Kcal equivale a 4,186 KJ. Ou seja, para transformar quilocalorias em Joule basta multiplicar por 4,19.
O Kilojoule por Mol (kJ/mol) é uma unidade de medida utilizada na química para expressar a energia por quantidade de substância. É uma grandeza que relaciona a energia em joules (J) com a quantidade de substância em mols (mol).
Por isso, a unidade que é mais indicada é a quilocaloria ou Kcal. Nos rótulos dos alimentos e nas dietas médicas, normalmente costuma-se citar o termo “caloria” quando na verdade queria se dizer “quilocaloria”.
Pela legislação brasileira, as recomendações de energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos têm como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres.
A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400. Embora não possamos perder de vista o "androcentrismo" da ciência, que identifica um indivíduo adulto como um homem de cerca de 40 anos.
Um joule compreende a quantidade de energia correspondente à aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.
O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.
O organismo precisa de energia para funcionar. Esta energia é expressa em quilocalorias ou quilo Joule. É por isso que essas unidades de medida estão nas embalagens dos alimentos comercializados.