Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
A simbologia diz que Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória. A imagem reflete o corpo inclinado para frente, com o manto esvoaçante, abrindo suas asas, e o pé direito descansando sobre uma águia, símbolo de Zeus.
A Nike foi fundada pelo treinador de atletismo Bill Bowerman, que desejava aprimorar os calçados de corrida, e pelo praticante da modalidade, Phil Knight, após os dois se conhecerem na Universidade de Oregon.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Quando Phil Knight decidiu transformar a BRS em outra empresa, precisava de um novo nome e um logo. O primeiro fator veio da mente do primeiro funcionário da Nike, Jeff Johnson, que se inspirou na deusa grega da vitória.
A Nike é conhecida por suas campanhas publicitárias impactantes que abordam questões sociais e culturais relevantes. A marca não tem medo de se posicionar em relação a temas polêmicos, o que gera engajamento e repercussão em escala global.
O conhecido swoosh - ou seja, a vírgula usada como emblema do logotipo da Nike - foi criado em 1971 pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson. O logotipo foi criado para a empresa que então se chamava Blue Ribbon Sports.
Mais tarde, em 1983, a sua contribuição essencial para a Nike foi reconhecida: ganhou uma festa surpresa em sua homenagem. Ela ainda recebeu 500 ações da empresa e foi presenteada com um anel de ouro e diamantes que trazia, claro, o Nike Swoosh. Essas ações, hoje, valem cerca de um milhão de dólares.
Para lhe dar um exemplo específico, se olhar para as camisolas das equipas de futebol Nike (equipa francesa, PSG ou outras), notará que a vírgula Nike é sempre cosida em frente ao coração (lado direito).
Significa estar usando Nike, seja no boné, camisa ou tênis. Esta gíria foi utilizada na track solo do rapper br Chefin, "212", lançada em Janeiro de 2022. Além de ficar muito popular após seu lançamento na cena do Trap e Funk, vários outros artistas começaram a utilizar o termo.
Mas não foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike. Inicialmente, ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento só vieram tempos depois. E a Nike não gastou milhões de dólares e muitos meses pensando no logo perfeito.
A gigante tem 640 fábricas terceirizadas em todo o mundo, 72 delas somente de calçados. Estas empresas tem aproximadamente 800 mil funcionários. A China é o principal país de produção da Nike para calçados, roupas e acessórios, seguido por Vietnã, Indonésia, Tailândia e Coreia do Sul.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.
No século passado a marca Norte-americana Nike foi criada por inspiração e alusão directa à Deusa grega da Vitória, obtendo dela o seu nome e o seu símbolo que é alusivo às asas dessa mesma divindade mas também ao modo como é representado o vestido da Deusa ao vento um friso que ainda hoje se encontra na cidade de ...
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
EKIN (Nike, ao contrário) é como são chamados os especialistas em produto da marca do Swoosh. Parece que, em breve, eles ganham um Dunk Low pra chamar de seu. E aí, 🔥 ou 🗑️? #SBRNews.
Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
O símbolo da Adidas, uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, é representado por três listras, que têm o significado de velocidade, meta e competição. Não há somente um símbolo, mas os que existem têm as listras, que é justamente o que identifica a marca. Símbolo...