O que significa o laço amarelo do Setembro Amarelo?
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
Após essa tragédia, surgiu a ideia de fundar a organização Yellow Ribbon (Laço Amarelo). Uma entidade sem fins lucrativos que visa até os dias de hoje a promover a conscientização e prevenção do suicídio. Nesse contexto, o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da organização.
Qual o significado da fita amarela no Setembro Amarelo?
A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Em muitas tradições, o amarelo representa a luz divina, a sabedoria e a iluminação espiritual. É uma cor associada ao intelecto, à criatividade e ao despertar da mente.
A origem do Setembro Amarelo teve início com a história de Mike Emme, jovem estadunidense que cometeu suicídio em 1994. Conhecido por suas habilidades mecânicas e por gostar de ajudar os vizinhos, Mike resgatou e reformou um Ford Mustang 1968 e o pintou de amarelo.
Setembro Amarelo - A história do laço amarelo e uma breve reflexão | #PortalSMS
Porque o girassol é símbolo do Setembro Amarelo?
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
De uma forma geral, os laços são utilizados em diversas campanhas como símbolo de luta e esperança. O atualmente famoso laço cor-de-rosa, símbolo da campanha de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, em última análise, surgiu a partir de uma crise diplomática…!
O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Agradecemos por acessar o site. Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que a vida importa.
Desde 2014, a campanha brasileira de conscientização sobre a importância do tema é divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o lema é: Se precisar, peça ajuda! As diversas ações em desenvolvimento podem ser conferidas no site da campanha.
A fita amarela é um emblema de conscientização do suicídio, particularmente para as pessoas jovens e é usada para a prevenção do suicídio em vários países, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Irlanda e o Brasil.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
No dia do velório do adolescente, diferentes pessoas montaram uma cesta com inúmeros cartões decorados com fitas amarelas. Em muitos dos cartões, havia uma frase: “Se você precisar, peça ajuda”. Essa iniciativa foi o que deu origem a um movimento importantíssimo de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo.
Essa cor está associada com a luz do sol, por isso, irradia calor, energia e vida. Nas culturas orientais, o amarelo é considerado uma cor sagrada e está relacionado ao ouro, como um símbolo de riqueza, fertilidade, eternidade e sabedoria. A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória.
Por exemplo, o sangue do cordeiro sacrificado no Antigo Testamento e o poder purificador do sangue de Jesus Cristo no Novo Testamento. 3. Amarelo: É associado à glória, à realeza e à divindade. O ouro é frequentemente mencionado como um símbolo de riqueza e pureza espiritual na Bíblia.
O laço rosa simboliza a luta da mulher contra o câncer de mama e foi popularizado em 1991 nos Estados Unidos, quando foram distribuídos laços rosas aos participantes da 1º corrida pela cura. Então aproveite a conscientização do mês de outubro e se cuide e cuide de quem você ama.
A ideia teria origem no século XIX, quando mulheres usavam laços amarelos no cabelo enquanto os maridos lutavam na Guerra Civil Americana (1861 - 1865). A mulher do diplomata raptado, contudo, não imaginava que o gesto inspiraria outras campanhas de conscientização sobre temas como o câncer de mama e a Aids.
No entanto, foi na Europa do século XVII que os laços começaram a ganhar destaque como acessórios de moda. Inicialmente, eram usados principalmente por homens, adornando camisas e casacas.
O girassol foi escolhido como o símbolo da ação pela cor amarela, por representar a felicidade e, de acordo com a campanha, precisar do apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados.
O setembro amarelo começou nos Estados Unidos, quando um estudante de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio, em 1994. O jovem era conhecido por suas habilidades com mecânica. A cor amarela foi escolhida em homenagem ao Mustang 68 restaurado e pintado de amarelo por Emme.
Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).