Nix é uma divindade presente na mitologia grega, tida como a personificação da noite para os gregos na Antiguidade. Essa deusa é considerada parte do grupo de deuses primordiais, isto é, os primeiros deuses gregos a surgirem, sendo o seu surgimento associado diretamente com a criação do Universo.
Nix é uma divindade da mitologia grega conhecida como a personificação da noite. Era representada como uma mulher jovem, vestida com roupas pretas e possuindo asas. Tinha um carro de guerra e era conhecida por ser uma deusa poderosa. Era temida até mesmo por Zeus, que não tinha coragem de desafiá-la.
Na mitologia grega, a deusa Nyx (ou Nix) era a personificação da noite e possuía diversos poderes atribuídos a essa esfera. Alguns dos poderes de Nyx incluem a capacidade de envolver o mundo em escuridão, controlar a passagem do tempo, governar sobre os sonhos e pesadelos, e proteger a escuridão da noite.
Ele estava fugindo de Zeus, furioso porque teria sido alvo da ação de Hipnos, conhecido como deus do sono. Nix protegeu Hipnos, e Zeus não teve coragem de seguir com a perseguição contra Hipnos, porque temia Nix.
VOCÊ SABE o significado DO SEU NOME?? DESCUBRA AGORA !!
Quem criou Nix?
A versão mais tradicional do surgimento de Nix é a dada por Hesíodo, importante poeta grego que relatou uma série de mitos de origem dos deuses gregos. Na sua versão, extraída de um livro chamado Teogonia, Hesíodo afirma que Nix surgiu do Caos, o vazio que existia antes da criação do Universo.
Hesíodo afirma que Nix é filha do Caos, sendo a segunda criatura, seguida de seu irmão gêmeo Érebo, a escuridão, a emergir do vazio, logo depois surgem Gaia, a mãe Terra, Tártaro, as trevas abismais, Eros, o amor da criação, que são considerados irmãos de Caos.
Os filhos de Nix, por fim, são poderosos e habitam o mundo inferior. Assim, detém poderes e forças. A história diz que Nix se uniu ao seu irmão gêmeo Érebo, e teve dois filhos: Éter e Hemera. Após isso, a deusa gerou outros filhos sem união com outro ser.
Aparência: Seus cabelos são em contraste com a noite, chegando a ser tão negros quanto ela. São finos, o que explica o fato de seus cabelos serem sempre desarrumados. A tonalidade de sua pele é extremamente branca, chegando a ser pálida e fria como a noite. Sua pupila é negra e nunca se dilata.
NIX é um creme antiparasitário que elimina piolhos e lêndeas em 10 minutos e previne reinfestações. NIX apresenta a melhor relação qualidade-preço do mercado: um tratamento eficaz ao melhor preço. Crianças com mais de 6 meses e adultos com infestações por piolho capilar.
O deus do sono grego é Hipnos ou Hypnos (em grego: Ὕπνος, transl.: Hypnos, lit. “sono”). Considerado filho da deusa da noite, Nix, e de Érebo, símbolo da escuridão que fazia parte do mundo no instante da criação.
Poderes e habilidades. Ao ser iluminado pela luz das estrelas, e mais ainda pela luz da Lua, ou meramente sob o escuro da noite, o filho de Nix recebe um grandioso aumento de atributos, ficando mais rápido e forte, além de poder se curar de qualquer ferimento, contanto que não seja nada muito grave.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
Na mitologia grega, Momo (Reclamação) era uma das filhas que a deusa Nix, personificação da noite, teve sem um pai, ou com Érebo. Momo foi escolhida para julgar qual deus, dentre Zeus, Poseidon e Atena, poderia fazer algo realmente bom.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Era a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas.
Na mitologia grega, Ftono ou Phthónos (em grego Φθόνος, "inveja", "ciúme") é a personificação e o deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos.
Hemera tem uma grande beleza, não tão grande quanto a de Afrodite, mas o suficiente para ser considerada também uma deusa da persuasão e da mentira, que através da astúcia pode manipular com certa facilidade tanto mortais quanto os demais deuses.
Hemera (em grego: Ἡμέρα, "Dia") ou Amara (Αμαρα, "Dia"), no mito grego, era filha de Nix (a noite) com Érebo (as trevas), um entidade primordial e a personificação da luz do dia e do ciclo da manhã.
Caos (em grego: Χάος, transl.: Cháos), na mitologia grega segundo Hesíodo, é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina.